Em Viseu, Sernancelhe expõe “Origens”

por Rua Direita | 2015.05.06 - 12:52

 

 

Ontem, dia 5, Sernancelhe inaugurou duas exposições em Viseu que irão estar patentes ao público durante todo o mês de Maio.

sculpt

Integradas no ciclo “Um Olhar Sobre as Origens”, mostram em dois locais da cidade, o IPDJ e o McDonald’s filmes, fotografias do concelho, esculturas e outros produtos locais.

cavacas

 

granito

ze ernesto

acorreia

Inseridas neste contexto, teremos também, oportunamente, actuações da Academia de Música e do Rancho Folclórico local.

Ainda dentro deste programa de intercâmbio cultural, meia centena de jovens alunos do Agrupamento de Escolas virão a Viseu, tendo direito a uma visita histórica guiada.

Estiveram presentes a acompanhar a equipa da autarquia os vereadores Carlos Santos e Armando Mateus. Foi com este último, responsável pelo pelouro da Cultura que o Rua Direita falou.

aquilino

 

Que exposição é esta?

Esta exposição, “Um Olhar Sobre as Origens de Sernancelhe” é um desafio que foi colocado ao município por parte do IPDJ em parceria com o McDonald’s para aqui trazermos durante o mês de Maio uma amostra do que fazemos culturalmente no nosso Concelho, Assim, trouxemos os nossos produtos gastronómicos, os nossos eventos culturais, destacando a Festa da Castanha, o Festival das Sopas, o Ser+Cultura… juntámos-lhe a componente do associativismo. Convidámos algumas Associações a fazer um filme que estará a passar durante Maio, no restaurante e no IPDJ com as actividades desenvolvidas ao longo do ano. Aqui se resume o que culturalmente, desportivamente e gastronomicamente se tem feito no concelho.

 

tininha

Que objectivos esperam atingir com este tipo de actividades?

Estamos a referir dois locais muito frequentados por jovens e público em geral, mas essencialmente pelos primeiros. Foi nesse entendimento que quisemos conceder a esta exposição um aspecto mais simples, depurado e jovem daquilo que temos a oferecer. Por isso, esta mais forte componente do Ser+Cultura, dos nossos artistas, fotógrafos e escultores para mostrar que o nosso concelho tem essa vertente de juventude despertando-lhes a curiosidade para visitarem e regressarem. É claro que não poderia faltar o nosso escritor Aquilino Ribeiro, em todas as edições que a Câmara acolhe e que aqui estão presentes para incentivar a leitura e divulgar Aquilino. Virão também 50 jovens alunos do 1º ciclo, de Sernancelhe, visitar esta exposição em parceria com o McDonald’s e o Museu Grão Vasco, almoçando neste restaurante que acolherá também a Academia de Música que aqui actuará no dia 10 de Maio, às 17H00 e o Rancho Folclórico de Sernancelhe, no dia 24.

mac

 

Temos para breve um grande evento cultural em Sernancelhe…

Sim, o Ser+Cultura na sua IIª edição, pois a Iª ultrapassou todas as expectativas no ano passado. Uma reedição com alterações a nível de uma maior interactividade, com mais workshops de fotografia, mais teatro, mais música e mais desporto. A data será de 26, 27 e 28 de Junho, dias que abrirão com a inauguração do Posto de Turismo da Loja Virtual Interactiva da Rede Porto e Norte. Os nossos conteúdos culturais e outros irão estar a partir dessa data em rede com as 88 lojas existentes no norte…

ser+

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub