É necessário garantir o funcionamento do Posto Médico de Tendais!

por Rua Direita | 2014.11.17 - 23:05

Comunicado do Partido Comunista

 

O povo da Freguesia de Tendais está sobressaltado e preocupado. Há cerca de um ano que interromperam as consultas médicas que o 25 de Abril assegurou na Freguesia.

Apesar das reclamações da população, os responsáveis médicos locais e regionais recusaram até hoje substituir o médico entretanto reformado e não permitem que o Posto Médico funcione com um médico pago pela Junta de Freguesia!

Nas últimas semanas ficou claro que o Governo, num descarado ataque à filosofia do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer encerrar definitivamente o Posto Médico.

Este Governo está a concretizar agora com os serviços médicos, o que vem tentando há anos. Quer fazer o que já fez com as escolas e os tribunais e o que quer fazer com as Repartições de Finanças. Acabar com todos os serviços públicos fundamentais para as populações, pura e simplesmente.

Usam da sonsice do costume: dizem que as pessoas ficam mais bem servidas frequentando o Centro de Saúde de Cinfães. Mentem! O Centro de Saúde de Cinfães tem muitos utentes e poucos médicos. Por esse facto, não pode atender mais gente em boas condições.

Para além disso, a sede do concelho fica longe da Freguesia de Tendais e das suas múltiplas localidades, inseridas na encosta Norte da Serra do Montemuro, com a agravante de não existirem transportes públicos que possam ser utilizados pelas populações.

 

Não se trata de alterar as condições de atendimento transferindo os utentes de Tendais para Cinfães. O que está em causa é manter o atendimento médico local à população de Tendais ou acabar com ele.

Pela importância da questão, entendemos que a Câmara de Cinfães devia ter uma atitude mais interveniente no processo de manutenção dos serviços médicos em Tendais, ao lado do povo da freguesia.

A Comissão Concelhia de Cinfães do PCP manifesta a sua activa solidariedade com o povo de Tendais e apoia a sua justa reclamação de que seja mantido em funcionamento o Posto Médico. Para tanto, solicitámos ao nosso Grupo Parlamentar na Assembleia da República, que hoje mesmo questione o Ministro da Saúde sobre esta grave situação.

 

Cinfães, 17 de Novembro de 2014

A Comissão Concelhia de Cinfães do Partido Comunista Português

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub