Dulcineia já não mora aqui estreia no Teatro Viriato

por Rua Direita | 2014.04.22 - 13:04

Inspirada no universo de Dom Quixote de la Mancha, romance escrito por Miguel de Cervantes, a peça de teatro Dulcineia Já Não Mora Aqui, criada no âmbito do do K CENA – Projeto Lusófono de Teatro Jovem reflete sobre a necessidade de cada pessoa inventar a sua própria Dulcineia, como força impulsionadora de sonhos e aventuras.

A segunda edição do K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem volta a reunir vários jovens de diferentes nacionalidades, realidades culturais e contextos, mas ligados pela Língua Portuguesa, promovendo a sua valorização e o reconhecimento desta e do teatro como veículos para o desenvolvimento da identidade lusófona e de enriquecimento pessoal e interpessoal.

Em 2014, as três peças originais criadas no âmbito do K CENA e assinadas pelos encenadores Graeme Pulleyn (Portugal), Marcio Meirelles (Brasil) e João Branco (Cabo Verde) nasceram a partir da problemática da ordem/desordem, inspiradas na obra Dom Quixote de La Mancha, escrita por Miguel de Cervantes. Apesar do tema comum, a abordagem de todos os grupos à mesma história é ditada pelas suas vivências específicas e do seu país, a que não são alheios. Escolhas que refletem o caráter singular do projeto, mas também a riqueza da lusofonia.

O K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem, lançado em 2012, é uma iniciativa do Teatro Viriato (Viseu, Portugal), em parceria com o Teatro Vila Velha (Salvador-Bahia, Brasil) e Instituto Camões/Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo, com o apoio local da Mindelact – Associação Artística e Cultural (Cabo Verde).

O projeto prevê a promoção de oficinas orientadas pelos encenadores “residentes” de cada estrutura parceira e vocacionadas para a abordagem ao trabalho de ator, com vista à preparação dos grupos locais para a montagem do espetáculo, que será dirigida pelo encenador “convidado”.

Encenador convidado João Branco (Cabo Verde)

Encenador residente Graeme Pulleyn

Participantes Beatriz Almeida, Beatriz Alves, David Almeida, Elisabeth Minhoto, Francisco Santos, Inês Chaves, João Martins, Mauro Bastos, Pedro Santos e Sónia Teixeira

qua 15h00 | público-alvo Ensino Secundário

preço único 1€

qua e qui 21h30 | público-alvo m/12 anos

preço único 2,5€

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub