Duas centenas de ciclistas animaram a Maratona BTTourigo 2015 – Tondela

por Rua Direita | 2015.10.13 - 12:22

 

 

Decorreu no passado domingo, 11 de Outubro, mais uma edição da Maratona BTTourigo em Tourigo – Tondela. Com cerca de duas centenas de atletas inscritos e depois de uma edição em 2014 que tinha superado todas as expectativas, era essencial garantir no mínimo o mesmo nível de exigência.

A participação de equipas oriundas dos quatro cantos do nosso Portugal não deixava margem para grandes falhas. Desde o Algarve a Barcelos, esta é uma prova que começa a ganhar adeptos de renome que fazem questão de se deslocar, propositadamente, ao nosso concelho.

_DSC0110

Apesar do tempo chuvoso, as perto de duas centenas de atletas tiveram pela frente mais de 70kms de trilhos em todo o terreno, com especial destaque, este ano, para o percurso do rego do esporão.

A superar as expectativas que apontavam para 60 elementos, estiveram os mais de 80 voluntários que se juntaram à organização para ajudar a dar suporte ao evento. Mesmo debaixo de muita chuva, algum frio e muitas horas sem descanso, estiveram empenhados em cumprir a sua tarefa dispostos aos longo do percurso, nas zonas de reforço, em vigilância às zonas mais perigosas e ainda na cozinha e no assador de onde saiu o porco no espeto.

_DSC0016

Como previsto a Meia-Maratona (35km) e a Maratona (55km) teve início quando eram 9 horas em ponto. Dez minutos depois arrancava o Passeio (15km) para uma volta não cronometrada e de puro lazer. Ao longo de mais de 4h todo o “dispositivo” esteve no terreno a dar apoio aos atletas que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor alguns dos locais mais bonitos do nosso vale de Besteiros, nomeadamente da Panasqueira, Tojosa, Múceres, Cortiçada, Vale do Porto, Corveira, Borralhal, Vale, Barreiro de Besteiros, Pousadas e Tourigo.

Com a chegada à meta e de regresso à Zona de Lazer do Tourigo, chegava também a merecida hora de descanso, de limpeza das bicicletas e por fim do banho de água quente, possibilitado pelas instalações cedidas pela Junta de Freguesia, entidade fundamental nesta organização.

E porque mais do que a questão dos prémios, o convívio e a amizade são a essência do BTT, os atletas seguiram para a sede da Associação Cultural do Vale, espaço onde viria a ser servido o porco no espeto e todo o restante repasto. Neste domínio a AFERT faz questão de agradecer esta parceria demonstrada de forma inequívoca pela direção da Associação Cultural do Vale que não poupou esforços para colaborar com esta organização.

A terminar o almoço, já tarde fora, foi feita a entrega dos troféus classificativos, bem como o sorteio de muitas lembranças entre os participantes.

Não iremos aqui explanar os resultados finais onde foram entregues 24 prémios em diferentes categorias, dado que os mesmos poderão ser facilmente consultados no site do evento em www.BTT.Tourigo.com ou no facebook da AFERT, onde poderá ainda encontrar todas as fotos do evento. Destaque apenas para as palavras de apreço do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. José Hélder Viegas incentivando a manutenção de uma iniciativa que tanta gente de fora traz à nossa União de Freguesia.

Resta deixar um agradecimento especial às várias entidades, individuais e coletivas que se quiseram associar, para além das já inumeradas, nomeadamente Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Tondela e Junta de Freguesia de Castelões, Associação de Ciclismo de Viseu, Bike Brothers, Janela de Ideias, t-shirt à la carte, Cofides, Barcenol, MorHidráulica, Travocar, CleverMan, Transbetânia, Hotel Aldeia Sol, Casa do Lagar Miradoyro, Caldas de Penacova, Faripneus, Sdym, Joaninha, Crizlar, Coluer, Rui Ventura Seguros, Medida Fina, Era Tondela, Nelson&Rosa, Besconsigo, Acartar, Padaria Regional, Touripan, BestelCampo, Bicitec e Caixa Agrícola. Um agradecimento ainda a cada uma das pessoas da organização, muitas sem qualquer ligação à AFERT, mas que neste dia fizeram questão de se associarem à iniciativa.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub