Diabéticos em Movimento | Acção de Sensibilização

por Rua Direita | 2014.11.18 - 22:33

 

Uma equipa multidisciplinar num projeto de saúde e bem-estar

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, realizou-se no passado dia 15 de novembro, como previsto, uma “Ação de Sensibilização – Diabéticos em Movimento”, organizada pelo Gabinete de Desporto do Município de Tondela – Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMCTnd – http://www.cm-tondela.pt/index.php/servicos/desporto/centro-municipal-de-marcha-e-corrida).

Com objetivos bem definidos, tais como a prestação de informação teórica e prática sobre a diabetes e os cuidados que todos, diabéticos ou não, deveremos ter, os trabalhos foram orientados por diversos profissionais, numa abrangência multidisciplinar que permite uma intervenção em equipa destinada à prevenção e controlo da diabetes. Estiveram presentes o Dr. Jorge Brás (Diretor da UCSP do Centro de Saúde de Tondela), o Dr. João Abreu (Especialista em Medicina Geral e Familiar), a Dra. Filipa Antunes (Fisioterapeuta), a Dra. Inês Lacerda (Nutricionista), a Dra. Mariana Leitão (Psicóloga) e a equipa de Técnicos de Desporto (Profs. Ana Costa e Filipe Viana) e as Enfermeiras do Centro Municipal de Marcha e Corrida (Ana Cardoso, Daniela Santos e Fátima Teixeira) que, respetivamente, dinamizam o programa de exercício físico para diabéticos e efetuam o controlo dos índices de saúde dos participantes.

Em Portugal todos anos há um aumento do número de diabéticos mas há, também, um sentimento positivo: cresce a vontade de aprender, demonstrando esta ação de sensibilização que as pessoas querem viver mais e melhor e, acima de tudo, querem conhecer e compreender a diabetes para que mais facilmente a possam prevenir ou controlar.

A reflexão final da ação de sensibilização direcionou-se para a importância da equipa multidisciplinar de profissionais que diariamente orienta o diabético nas diversas áreas, tendo-se realçado a importância que os profissionais de saúde, no nosso Concelho, atribuíram ao exercício físico como forma de prevenir a doença e principalmente de evitar que as complicações se manifestem. Ficou o conselho de todos os profissionais envolvidos e o testemunho dos participantes diabéticos do CMMCTnd: o exercício físico é considerado um fator fundamental para o diabético. O trabalho que o Município tem realizado a este nível, ficou bem vincado nos seus elevados níveis de qualidade e sucesso, enquanto contributo exemplar para uma melhor saúde dos Munícipes e fator decisivo para a adoção de estilos de vida saudável numa perspetiva de bem-estar físico e social.

A ação contou, ainda, com uma pausa saudável, constituída por diversos produtos alimentares oferecidos pelos próprios participantes, numa mobilização dos Técnicos do CMMCTnd, proporcionando alimentos com baixos índices de açúcar e gorduras.

Agradece-se a todos os preletores pela participação e pelo excelente esclarecimento nas diversas temáticas, bem como a todos os que contribuíram para mais este importante contributo saudável, numa região que pretendemos, cada vez mais, de bem-estar.

 

Gabinete de Desporto

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub