Dia Mundial do Solo na Universidade de Coimbra

por Rua Direita | 2016.12.03 - 14:39

 

5 de dezembro| 10h-17h| Colégio de S. Bento

 

Para assinalar o Dia Mundial do Solo, na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro, investigadores de diversos Centros de Investigação da Universidade de Coimbra (UC) abrem as portas do seu trabalho num conjunto de atividades inesquecíveis sobre o solo e sua importância.

img_9088

Esta Mostra de Ciência vai decorrer no Colégio de S. Bento do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e promete dar a conhecer o suporte da vida e tudo o que ele representa para nós, seres humanos.

Várias dezenas de alunos do Ensino Básico e Secundário de Coimbra vão estar presentes na iniciativa, a decorrer entre as 10 horas e as 17 horas, que é organizada em conjunto pelos Departamento de Ciências da Vida, Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

De acordo com os responsáveis pelo evento, o único na Península Ibérica registado na plataforma oficial da efeméride (http://www.fao.org/global- soil-partnership/world-soil- day/wsd2016/en/, «andamos, corremos e nunca paramos. Por debaixo dos nossos pés há um complexo sistema, cheio de vida e dono de um enorme valor. O solo, rico e dinâmico, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à nossa existência».

«Uma mostra de ciência e tecnologia dedicada à temática dos solos, plena de atividades, experiências e desafios é a nossa proposta para esta jornada. Vamos da rocha ao solo, em simbiose com os organismos que aí vivem, mas escapam à nossa atenção. Como as minhocas que fogem, ou as abelhas que voam. Ou as ameaças reais que nos fazem voltar a pôr os pés na terra. É um universo único, venha descobri-lo connosco», realçam os responsáveis.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub