Desfile militar em Mangualde

por Rua Direita | 2016.11.30 - 10:26

‘EXERCÍCIO MARTE 16’ TERMINA HOJE

DESFILE MILITAR EM MANGUALDE

Centro da cidade, pelas 13h15

 

O Exército Português, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, realizou o ‘Exercício MARTE 16’ no concelho de Mangualde entre os dias 22 e 30 de novembro. Tratou-se de um treino de meios que possibilitou preparar os militares para uma resposta mais eficiente em caso de intervenção real. O exercício termina no centro da Cidade de Mangualde, hoje, dia 30, com um desfile motorizado, a partir das 13h15. Nesse sentido, haverá corte e condicionamento de trânsito nas seguintes artérias: Largo do Rossio (sentido ascendente em direção à Rua Azurara da beira), Largo Dr. Couto, Rua Toja d’Anta, Av. N. Senhora do Castelo, Rua Cidade São Francisco, Rua Matadouro Velho e Rua 1.º de Maio. Durante o desfile não poderão circular carros que, por exemplo, saiam do estacionamento onde for permitido fazê-lo e que dão acesso às ruas do desfile, nomeadamente no perímetro entre a Rua de S. Francisco, Largo do Rossio, Largo Dr. Couto, Rua 1.º de Maio e Av. N. Senhora do Castelo. Mapa explicativo abaixo:

 

EXERCÍCIO MARTE 16: 600 MILITARES E 141 VIATURAS

O exercício levado a cabo pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas/ NATO Response Force 2016 (2BIMecRodas/NRF2016) materializou-se na execução de uma Operação Ofensiva e posteriormente uma Operação de Estabilização e foi realizado em locais como os Bombeiros Voluntários de Mangualde, em Tibaldinho na Freguesia de Alcafache, no campo da feira quinzenal (junto à praia), na zona da Cunha Baixa  e na União de Freguesias de Tavares, na aldeia de Corvaceira e no Monte do Bom Sucesso.

Do programa constaram momentos como a implementação de uma Zona de Reunião em Tibaldinho a partir do dia 22 de novembro, Difusões de planos de ordem e planos de contingência e movimentos de ocupação a partir do dia 24. Nos dias 26 e 27, realizou-se um campo de refugiados que teve a colaboração do agrupamento de escolas. Paralelamente, o átrio da Câmara de Mangualde acolheu uma exposição militar e no Largo Dr Couto uma exposição de viaturas PANDUR e a TMME.

Esta ação constitui-se como uma parte integrante do plano de treino do 2BIMecRodas/NRF2016, com vista à manutenção das suas qualificações. O 2BIMecRodas/NRF2016 encontra-se em fase de prontidão para projeção em 7 dias, como contributo de Portugal para a Força de Alta Prontidão da NATO durante o ano de 2016, em resposta à implementação do Readiness Action Plan da Aliança Atlântica. É composto por 600 militares e 141 viaturas, constituindo-se como encargo operacional do RI14.

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub