Deputada Europeia Inês Zuber reúne com ex-mineiros da Urgeiriça

por Rua Direita | 2014.01.31 - 14:21

No próximo Sábado, dia 1 de Fevereiro, pelas 10 horas, a deputada do PCP no PE, Inês Zuber, desloca-se à Urgeiriça, Nelas, para manter uma reunião de trabalho com a ATMU-Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, na qual formalizará o convite para que esta visite o Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre os dias 17 e 22 de Fevereiro.

O principal objectivo da visita é, pois, discutir com os dirigentes mineiros, o impasse em que se encontra o processo das indemnizações aos familiares de ex-mineiros falecidos devido a doenças profissionais provocadas pela exposição à radioactividade e encontrar formas que tragam para a ordem do dia este premente problema.

Como é público, o PCP e outros partidos, apresentaram na Assembleia da República um Projecto de Lei visando a resolução deste grave caso de injustiça social do Estado português, proprietário das Minas de Urânio, para com os familiares dos cento e cinquenta ex-mineiros já falecidos devido a neoplasias malignas provocadas pela exposição à radioactividade, enquanto trabalhadores dos coutos mineiros. Em Setembro de 2012, a maioria governamental PSD/CDS chumbou os projectos de Lei referidos.

Já em 2013, todos os partidos parlamentares apresentaram na Mesa da Assembleia da República, Projectos de Resolução Política, que, embora de conteúdos e formulações diferenciadas, procuram ultrapassar o impasse em que neste momento se encontra o processo.

Procurando dar maior visibilidade a esta justa luta, a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber, decidiu convidar a ATMU- Associação dos ex-Trabalhadores Mineiros para se deslocar a Bruxelas. Nesta visita de trabalho estão previstos contactos com o Grupo Parlamentar do PCP, a Comissão Parlamentar do Emprego e Assuntos Sociais e com deputados de outros grupos.

A Viagem irá decorrer de 17 a 22 de Fevereiro próximo e engloba uma delegação de 25 membros da ATMU, que integrará igualmente dirigentes regionais do PCP.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub