D. Pedro e D. Inês. Diálogos entre o amor e a morte

por Rua Direita | 2017.02.19 - 13:27

 

 

No dia 24 de fevereiro, pelas 17 horas, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), será apresentado o livro D. Pedro e D. Inês. Diálogos entre o amor e a morte, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e António Manuel Ribeiro Rebelo, com edição da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

A apresentação da obra estará  a cargo de Nair de Nazaré Castro Soares e Bernardo de Vasconcelos e Sousa.

A famosa trasladação do corpo de D. Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, em 1361, e a sua deposição no belíssimo túmulo que as gerações posteriores, desde então, têm podido admirar no mosteiro de Alcobaça, têm o seu apogeu num belo e emotivo discurso: o chamado “Sermão nas exéquias de D. Inês de Castro”, obra parenética, de D. João de Cardaillac, arcebispo de Braga, cuja eloquência e oratória lhe haviam granjeado o honroso cargo de orador oficial da corte pontifícia, em Avinhão.

O saber científico aliava-se à proficiência retórica visando justificar, por uma sólida argumentação jurídico-religiosa, a validade do casamento de D. Pedro e a licitude dos seus amores.

A obra D. Pedro e D. Inês. Diálogos entre o amor e a morte apresenta um estudo sobre as implicações e circunstâncias históricas do sermão, bem como a sua edição crítica, acompanhada dos aparatos crítico e de fontes, tradução e comentário filológico, de forma a fornecer um estudo sólido que vai ao encontro das necessidades que especialistas de diversas áreas científicas já tinham manifestado, sem, todavia, descurar os interesses de públicos não académicos.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub