Crianças cantam tradição de ano novo no Teatro Ribeiro Conceição

por Rua Direita | 2014.01.14 - 17:51

Várias vozes partilharam o palco do Teatro Ribeiro Conceição, na noite de 11 de janeiro, para celebrarem com muita música e alegria os cantares das Janeiras. Promovido pela Câmara Municipal de Lamego, Centro Escolar de Lamego (CEL) e Universidade Sénior, este espetáculo quis contribuir para a continuidade desta tradição popular portuguesa, especialmente comum no Interior do país.

A mais bela sala de espetáculos da região encheu-se de público para aplaudir, durante cerca de uma hora, as crianças do pré-escolar, do 2º e 4º anos do CEL que dignificaram, de uma forma admirável, esta tradição. Também os professores e auxiliares deste estabelecimento de ensino subiram ao palco para revelarem os seus dotes vocais. A terminar o concerto, o Coro da Universidade Sénior, orientado pelo professor José Resende, comemorou o nascimento de Jesus, com o cantar de vários temas populares.

Presente nesta festividade, Marina Valle, vereadora com os pelouros da Cultura, Educação e Desporto do Município de Lamego, manifestou a sua satisfação por ver “um grupo maravilhoso de pessoas a dar continuidade a esta tradição popular, que merece ser preservada”.

O cantar das Janeiras é um costume português que consiste no cantar de músicas pelas ruas que anunciam o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Noutros tempos, estes grupos iam de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das festas natalícias, encerrando deste modo a época festiva.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub