Cooperativa do Távora: Espumante Terras do Demo ganha medalha de ouro no Japão

por Rua Direita | 2015.03.11 - 18:21

 

 

Um espumante Terras do Demo, Touriga Nacional Bruto, “Olho de Perdiz”, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, conquistou uma medalha de ouro no “Sakura Japan Women’s Wine Awards“, o maior concurso de vinhos do Japão cujo painel de jurados é composto apenas por mulheres. Os vinhos portugueses conquistaram um total de 36 medalhas na competição que decorreu em Fevereiro.

 

A variante “Olho de Perdiz” caracteriza-se e distingue-se por ter aspecto límpido, uma bolha fina e persistente e uma cor olho de perdiz. O aroma é intenso, primoroso e floral, com um paladar fresco e muito frutado e um final prolongado.

A competição contou com a participação de 2.900 vinhos de todo o mundo, 1.223 dos quais foram condecorados. Os vinhos foram avaliados por um painel composto por ‘sommeliers’, ‘chefs’, jornalistas, entre outras especialistas, todas elas do sexo feminino.

 

De acordo com a organização do concurso, o facto de o júri contar apenas com mulheres deve-se ao facto de estas terem uma influência crescente no mercado vínico japonês, selecionando e comprando cada vez mais vinhos e viajando cada vez mais para provar os vinhos e a gastronomia internacional.

“Muitas mulheres estão a fazer cursos em escolas de vinhos e a desfrutar da arte da degustação. As mulheres são as líderes do mercado vínico do Japão e compreender o que elas preferem e aquilo de que necessitam é a chave do sucesso para este mercado”, explicam os promotores da competição.

 

 

Lista dos vinhos portugueses premiados: http://www.sakuraaward.com/files/result/2015/en/9_Portugal.pdf

 

Rui Bondoso (Gabinete de Comunicação

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub