Congresso de Neurociências & Educação Especial está de volta

por Rua Direita | 2014.04.22 - 19:01

A PsicoSoma continua em 2014 com o seu evento de maior relevo: o IX Congresso de Neurociências & Educação Especial PsicoSoma, desta feita agendada para os dias 10 e 11 de Maio 2014 a realizar em Viseu.

A IX Edição conta com o tema “Estimular, Prevenir e (Neuro)Educar…com Felicidade!” sendo a base de todas as intervenções a desenvolver ao longo dos dois dias de evento.

Visa-se criar um espaço marcado pela partilha experiências e conhecimentos em torno da neurociência e da educação especial no qual a interação objetividade e pragmatismo das abordados serão palavras de ordem de todos os envolvidos. A data da realização do congresso cruza-se com o nascimento da PsicoSoma dia 14 e 15 de Maio de 2005 como habitual assinalando assim 9 anos de existência do conceito psicosomático.

O evento continua com o objetivo de apoiar novas projeções e edições técnicas na área da educação especial sugerindo por isso novos nomes na região querendo mostrar novas abordagens à Educação Especial partindo da neurociência visando igualmente abrir novas linhas de pensamento e investigação.

Em prol do feedback obtido no ano transacto junto dos participantes e dos oradores serão abordados temas como a aprendizagem do cérebro de crianças com NEE, bullying, dislexia, aprendizagem cooperativa em sala de aula ou ainda neuroeducar crianças para a felicidade e eficácia entre muitos outros temas.

Do programa do evento fazem parte as seguintes intervenções:

“Neuroeducação – as neurociências aplicadas à educação” – Renato Paiva (Clínica da Educação)

“Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula” – Helena Silva e José Lopes (autores da obra Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula)

“A escola e a (multi)diversidade: um obstáculo ou muitos desafios?” – Ana Rosa Trindade (PróInclusão)

“A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” – Cátia Vaz (autora do jogo A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir)

“Não quero ir à escola…Tenho medo: da inadaptação ao bullying” – Ana Gomes (Docente e Investigadora na Univ. Católica de Lisboa)

“Realidade 4D – Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia“ Diana Coelho (autora do livro Dificuldades de aprendizagem específicas – Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia)

“Game – Ginásio de atividades para Mentes Eficientes – A PNL na Educação Especial” – Cristina Vieira (Docente de Educação Especial na Escola Secundária D. Duarte)

“Aprender a ler e a escrever com o corpo: as Dificuldades de Aprendizagem numa perspetiva psicomotora” – Alcinda Almeida (Docente Universitária)

“(Neuro)Educar para a Felicidade: a arte de tornar crianças felizes e realizadas” – Fernando Rodrigues (PsicoSoma)

“MY_Voice – Aplicação Móvel como Plataforma de Comunicação para Crianças com Paralisia Cerebral” e “Facilitação da Aprendizagem em Alunos com NEE – Através de Jogos Sérios Digitais na consola WII” – Cristina Dias (USF do Minho, Braga – ACES Cávado I.) e Jorge Brandão (Investigador na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Socias – Braga)

“O nascimento no Neurodesenvolvimento“ – Ernesto Baceló (GIINCO e ICN Colômbia)

A IX edição visa assim consolidar temas e abordagens abrindo horizontes para novas perspectivas capazes de assegurar um desenvolvimento sustentável da educação.

Informações adicionais sobre o evento podem ser acedidas em: http://viicongressoneurocienciaseducacaoespecial.wordpress.com

cartaz

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub