Colrobot apresenta-se na “Indústria 4.0” em Leiria

por Rua Direita | 2017.01.27 - 12:40

 

 

O Colrobot, robô de última geração que está a ser desenvolvido no âmbito de um consórcio europeu com o objetivo de, num futuro muito próximo, ter máquinas a trabalhar lado a lado com os humanos, vai fazer a sua primeira apresentação pública na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, em Leiria, no evento “Indústria 4.0”, onde estará presente o Primeiro-Ministro António Costa.

Pedro Neto, coordenador da equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) que participa no projeto, explica que as demostrações  do Colrobot «vão incidir na interação homem-robô por intermédio de gestos, ou seja o humano pede ao robô através de gestos que este lhe traga uma ferramenta ou uma peça qualquer. O humano pode também interagir através de contacto físico, guiando o robô de forma a executar a tarefa pretendida. Finalmente, vamos demonstrar um modo de operação em que o robô se move para evitar colisões com o humano».

Assim, a performance do Colrobot poderá ser observada, na cantina do Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), entre as 10 horas e as 14horas.

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub