Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde apresentado publicamente

por Rua Direita | 2014.06.16 - 17:43

No passado sábado, dia 14 de junho, o Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolheu o seminário de apresentação pública do Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde. A sessão de abertura realizou-se às 10h00 e contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e do Secretário de Estado Administração Local, António Leitão Amaro.

Seguiram-se as intervenções sobre o ‘Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde: CIDEM’ proferida por João Lopes, Vereador CMM, Sílvia Marques, Coordenadora do projeto CIDEM / Técnica Superior CMM, e Nuno Biga, Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons), moderada por Filipe Pais, Iniciador do projeto CIDEM. Às 11h40 foi apresentado ‘O CIDEM na Rede Urbana de Competitividade e Inovação: um contributo para o desenvolvimento urbano de Mangualde’, por Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e José Morgado, Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões (CIM), moderado por Sílvia Vermelho, Equipa técnica CIDEM. Da parte da tarde, pelas 14h00, foi focado ‘O CIDEM e o Tecido Empresarial de Mangualde: juntos pelo desenvolvimento regional’ com intervenções de José Henriques, Felmica, Francisco Polónio, Patinter, Elísio Fernandes, PSA, Luís Coutinho, Sonae, Osória Veiga Miranda, IAPMEI – Agência Para a Competitividade e Inovação, I.P. e José Ribeiro, Vice- Presidente da Associação Empresarial de Mangualde (AEM). A moderação esteve a cargo de Vítor Nabais, Equipa Técnica CIDEM. Pelas 15h20 falou-se de ‘O CIDEM e a promoção do empreendedorismo’  e pelas 16h00 de ‘O CIDEM e o emprego: perspetivas e ambições’. A primeira temática foi abordada por Nuno Martinho, Secretário-executivo da CIM Viseu Dão-Lafões, Agnelo Figueiredo, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde e Sílvia Marques, Técnica Superior CMM, e a segunda por Marta Rodrigues, Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, e Fernanda Costa, Gabinete de Inserção Profissional CMM. Ambas as sessões foram moderadas por Sílvia Vermelho, Equipa Técnica CIDEM.

Ao longo do dia foram ainda apresentadas as três ideias vencedoras (três primeiros lugares) do Concurso Municipal de Ideias de Mangualde. A ideia vencedora em Mangualde, a ‘Camesa’ que é uma cama que se transforma em secretária, ganhou o terceiro lugar no Concurso Intermunicipal em Viseu. Em segundo lugar ficou a ideia ‘Turicolheitas’ cujo conceito é criar uma empresa que explore a vertente turística na Região Dão-Lafões interligando um ou vários ciclos produtivos agrícolas. Em terceiro lugar ficou ‘We Love Soja’, que consiste numa nova gama de cápsulas compatíveis com a maioria das máquinas utilizadas pelo grande público.

Tendo como destinatários principais o tecido empresarial da região, este seminário teve como objetivo dar a conhecer os serviços do CIDEM ao tecido empresarial regional, promover o trabalho em rede entre todos os agentes de desenvolvimento local (empresas, escolas, Poder Local) e estimular o empreendedorismo, criatividade e inovação da comunidade local. A entrada foi  livre e contou com uma assistência de cerca de duas centenas de pessoas.

CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde

O CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde é um projeto de reabilitação urbana da Câmara Municipal de Mangualde que tem como parceiros a Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, com um investimento elegível de 500 mil euros, e uma comparticipação FEDER em 85%. Ao abrigo deste projeto, Mangualde propõe-se a lançar uma oferta integrada de acolhimento empresarial em espaço urbano, com gestão integrada, vocacionada para atividades centradas em serviços baseados na criatividade e novas profissões. Este projeto conta, ainda, com uma forte componente de inovação tecnológica, com o desenvolvimento de uma plataforma informacional de apoio à gestão.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub