“cIdades inVisíveis”, de Maria Barros – Exposição

por Rua Direita | 2016.09.23 - 13:42

“A narrativa criadora das cIdades inVisíveis propõe-nos a procura do sentido identitário, num espaço e num tempo comum, partilhado e contínuo. Indivíduos que habitam o espaço, que lhe dão existência, aparecem nas telas em forma de relação, contextos de pertença matizados pela imaginação do seu percurso, do conhecimento do seu passado, apropriação do tempo futuro.”

 

A inauguração da exposição será precedida por uma performance da artista com música especificamente criada para o evento pelo compositor José Carlos Sousa. Seguem excertos da descrição da performance “Sombras de sons de luz”:

Esta intervenção plástica tem por base, a relação transformativa entre o Homem e a Cidade. (…)”

O som sofre uma série de metamorfoses num progressivo caminhar entre imagem e gesto sonoro, marcando e deixando-se marcar pela pintura. (…)”

 

Maria Barros Abreu

É natural de Viseu.

Inicia o seu percurso académico e artístico com o Curso Artes do Fogo da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis do Porto seguindo-se o Curso de Pintura do I.A.O. da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e o Curso de Conservação e Restauro (CD) da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

Lecionou a disciplina de E. Visual/Desenho em várias escolas do distrito de Viseu.

É professora e formadora de pintura na ASSP Viseu e em atelier próprio.

Expõe desde 1994 e conta com várias exposições individuais e coletivas.

Produziu performance de pintura integrada no “6º Festival de Música da Primavera de Viseu” – Conservatório de Música Azeredo Perdigão, Viseu em 2013. Trabalho baseado na obra musical de João Pedro Oliveira, compositor de música electroacústica.

1º, 2º, 3º prémios e menções honrosas, nos anos de 1989, 1990 e 1991, pelo projeto e execução de stands para a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Em 2000 recebeu o Prémio Anim´Arte – Produção Artística – Pintura, Revista Anim´Arte, Gicav.

Está representada na Arte Institute Gallery de Nova Iorque – http://arteinstitute.org/galerias/gallery/48

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub