CENTRO HOSPITALAR TONDELA-VISEU TEM LIGA DE AMIGOS E VOLUNTARIADO

por Rua Direita | 2014.12.23 - 15:48

 

Por emanação da sociedade civil, um grupo de cidadãos da região de Viseu decidiu criar uma nova organização, “Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu”, que possibilite ao Centro Hospitalar ter um parceiro que faça a ponte entre esta organização hospitalar e a comunidade que serve e disponibilizar quem, institucionalmente, promova, divulgue e congregue a vontade de fazer mais e melhor no âmbito da saúde e da prestação de cuidados, o que de bom se faz na região de Viseu ao nível dos cuidados de saúde. Que intervenha no sentido de não permitir a “fuga” de valências e recursos e que motive, acorde e dinamize as forças vivas da região para que esta possa ter mais e melhores serviços de saúde também no nosso interior que se quer vivo e desenvolvido. Que sirva ainda como facilitador de procedimentos com vista a melhorar e ajudar a equipar os serviços desta prestigiada organização de saúde com a ajuda das forças vivas da região que, também elas, têm responsabilidades sociais e, certamente, irão colaborar nesta missão solidária. Esta novel organização congrega, desde o início a anuência e reconhecimento, enquanto entidade parceira, do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Assim nasce a Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu que, face à nova configuração dos serviços prestadores de serviços decidiu ser urgente e necessário unir os parceiros existentes, potenciar, acrescentar valor e fazer crescer e desenvolver o Centro Hospitalar, apoiar os seus profissionais e, fundamentalmente, prestar apoio efetivo aos utentes das unidades hospitalares que o constituem bem como aos seus familiares numa realidade em que o espaço geográfico de cobertura é diferente do anterior e, por tal, as exigências são diferentes e os objetivos mais amplos.

Estas razões já fizeram com que a neófita Comissão Instaladora da Liga, formada há cerca de um mês, tenha já aprovado os Estatutos que regerão a sua organização e funcionamento, estejam a finalizar os procedimentos legais para, de seguida, promoverem a angariação de sócios e a realização de eleições para os corpos gerentes. No entanto e como primeiro passo assumido, já reuniram e constataram a disponibilidade e vontade dos parceiros atuais, o Voluntariado do Hospital de S. Teotónio e a Liga dos Amigos do Hospital Cândido de Figueiredo, de Tondela, no sentido de, com todos, UNIR vontades para fazer melhor o que já vêm fazendo, reconhecidamente, de uma forma altruística e responsável estas duas entidades.

Entre outros, são objetivos principais promover a colaboração e envolvimento da comunidade na promoção do bem-estar do utente e na humanização da prestação de apoio, na promoção da melhoria contínua das condições de acolhimento, internamento e tratamento dos utentes e apoio aos seus familiares, colaborar com os órgãos de gestão nos desígnios da missão do Centro Hospitalar dignificando a pessoa do doente e ainda colaborar na dignificação da atividade dos trabalhadores do Centro Hospitalar.

A Comissão Instaladora da Liga reúne, para já, dez cidadãos oriundos das várias áreas socioprofissionais da comunidade da região de Viseu e da área geográfica de cobertura do Centro Hospitalar, desde antigos e atuais trabalhadores do Centro Hospitalar, médicos, enfermeiros, assistentes sociais a outros externos como trabalhadores de serviços, professores, economistas e advogados unidos por uma única motivação: AJUDAR E SERVIR PARA UMA SAÚDE MELHOR. TODOS NÃO SOMOS DEMAIS!

O Presidente da Comissão Instaladora da Liga,

         Fernando Luís Monteiro Bexiga

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub