Centenas de pessoas continuam a beneficiar do apoio na compra dos medicamentos

por Paulo Neto | 2013.11.28 - 21:38

O Município de Sernancelhe continua determinado em desenvolver políticas sociais abrangentes e que garantam qualidade de vida aos sernancelhenses. Apesar da crise económica do país, dos cortes verificados também nas câmaras, o Município não deixa de auxiliar a população na compra dos medicamentos indispensáveis à sua saúde. Cerca de um milhar de beneficiários, de todas as freguesias e localidades do Concelho, são contemplados neste projecto que, ainda este ano, vai contar com mais três dias para pagamento: 28 de Novembro, 12 e 20 de Dezembro.

Criado em 2008, o “Regulamento Municipal para a Comparticipação em Medicamentos” à população idosa carenciada do Concelho surgiu como uma ajuda para quem vive com reformas baixas e se depara com uma conta na farmácia elevada. Sernancelhe foi mais longe ao estipular apoios que podem atingir anualmente, por idoso, 400 Euros, subindo para 800 Euros se se tratar de um casal em condições de beneficiar do apoio.

Regra geral, as quintas-feiras que coincidem com dias de feira são reservadas para efectuar o pagamento das receitas previamente entregues no serviço de Acção Social, onde funciona o Gabinete de Apoio à Saúde. Porém, todos os beneficiários tiveram de se submeter a um processo de candidatura em que só foi admitido quem reunia uma série de critérios objectivos, como ter 65 ou mais anos de idade, ou idade inferior se for pensionista por invalidez, ser pensionista/reformado ou carenciado com insuficientes meios de subsistência comprovados e ser residente no Concelho há pelo menos um ano.

Aliás, a maioria das pessoas a quem o apoio na compra dos medicamentos por parte da Câmara veio socorrer do sufoco diário de fazer face a tanta despesa, aufere uma pensão mensal a rondar os 250 euros.

A Câmara Municipal de Sernancelhe, com um gesto simples abriu uma pequena porta por onde espreita a esperança, para já, de perto de mil pessoas do Concelho.