«CASA DAS ASSOCIAÇÕES DE MANGUALDE» já começou a ser reabilitada

por Rua Direita | 2014.09.17 - 19:22

 

Iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde representa um investimento total de mais de 54 mil euros.

A «Casa das Associações de Mangualde» está a ser reabilitada e os trabalhos de recuperação e de refuncionalização arrancaram hoje na antiga escola primária. A iniciativa é da Câmara Municipal de Mangualde e representa um investimento global de mais de 54 mil euros, com a comparticipação de cerca de 32 mil euros no âmbito do Eixo 3 do PRODER gerido pelo GAL/ADD. A autarquia dá assim seguimento à sua pretensão de reabilitar o património municipal.

O Presidente da autarquia mangualdense, João Azevedo, sublinhou mais uma vez que este é «um edifício público com grande história mas estava a precisar de obras de conservação. Nesse sentido efetuamos uma candidatura ao fundo do Proder [Programa de Desenvolvimento Rural] para o poder recuperar. Faz parte de um património municipal que queremos reabilitar, dentro das nossas possibilidades». Sublinhou ainda que se trata «de um edifício nobre sito numa zona central de Mangualde e que tem um belo painel de azulejos que representam o mapa do concelho. A intervenção vai incidir no telhado, no exterior do edifício e nas janelas».

As obras de recuperação e de refuncionalização serão executadas no prazo de 150 dias e incidem sobre arranjos exteriores/pintura, substituição do telhado e substituição de todas as caixilharias.

A «Casa das Associações de Mangualde» funciona no edifício da antiga escola primária e nos últimos anos alberga quase uma dezena de associações do concelho: Fraternidade de Nuno Álvares, Associação Cultural Azurara da Beira, Cruz Vermelha Portuguesa – Mangualde, Rotary Club de Mangualde, Rodas no Trilho – Todo Terreno, Club 2 Cavalos de Mangualde, Associação Ex. Combatentes Beirões, Gigantes Sport Mangualde e Universidade Sénior.

 

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub