Casa da Ínsua com programa de vindimas durante todo o mês de setembro

por Rua Direita | 2015.09.03 - 20:06

Tradição secular cumpre-se no hotel de charme da Montebelo Hotels & Resorts

Vindima e pisa no lagar ao som de cantares tradicionais

A secular tradição da vindima na Casa da Ínsua volta a cumprir-se durante o mês de setembro, proporcionando aos clientes experiências únicas e memoráveis. A unidade de charme do Grupo Visabeira propõe este ano dois programas, um direcionado para os “Preparativos da Vindima” e outro para a “Vindima”, permitindo, desta forma, conhecer os 30 hectares de vinhas que já garantiram alguns dos melhores prémios nacionais e internacionais aos vinhos tintos, brancos e espumantes da Casa da Ínsua.

Vinhedo_Casa da Ínsua

A partir de 106 euros por pessoa, a Casa da Ínsua oferece, durante o mês de setembro, o programa “Preparativos da Vindima” que inclui alojamento de duas noites, em quarto duplo, pequeno-almoço buffet no restaurante do hotel e uma prova de vinhos Casa da Ínsua, acompanhada de queijo Serra da Estrela, também produzido na unidade. Os hóspedes podem ainda visitar as vinhas e a adega da Casa da Ínsua, acompanhando os preparativos da vindima e conhecendo mais de perto tradições que juntam a sabedoria ancestral às mais modernas tecnologias.

O momento alto desta época é, sem dúvida, a vindima, pelo que este programa é reforçado no fim de semana de 25 e 27 de setembro. A experiência arranca pela manhã, na várias vezes premiada parcela Touriga Nacional, onde os clientes munidos de chapéu, t-shirt e tesoura, têm a oportunidade de viver em pleno o processo da apanha da uva. A meio da manhã é oferecida uma merenda composta por produtos da quinta, para repor energias, seguindo-se, mesmo antes do almoço ao ar livre, uma prova de vinhos comentada por José Matias, responsável agrícola da Casa da Ínsua. À tarde, é tempo de tirar os sapatos, arregaçar as calças e entrar no lagar tradicional da adega para pisar as uvas apanhadas durante a manhã, ao som de cantares tradicionais, protagonizados por um grupo regional de Penalva do Castelo.

Este é um momento único para participar não só numa atividade com profundas raízes regionais mas, também, para conhecer a história de um dos mais belos solares do país, rodeado por jardins luxuriantes, onde tradição e modernidade dão as mãos para proporcionar momentos inesquecíveis de lazer e repouso.

Ambos os programas oferecem uma visita ao Núcleo Museológico da Casa da Ínsua, onde é possível conhecer a história da unidade, integrada numa quinta que remonta ao século XVIII, e onde está exposto o acervo da família de Luís Albuquerque, do qual constam documentos e mapas, testemunho fundamental para compreender a história dos portugueses que rumaram ao Brasil. Neste espaço, é ainda possível ficar a par de algumas curiosidades da vivência secular da Casa da Ínsua, como o fato de produzir, à época, energia elétrica, gelo ou ter toda uma linha de produção de carpintaria, serralharia e tanoaria que a tornavam, praticamente, autossuficiente.

E para que os clientes que aderirem aos programas possam juntar às memórias da experiência o sabor dos produtos da Casa da Ínsua, a unidade oferece um vale de desconto de 20% na compra de vinhos na loja da quinta.

Casa da Ínsua – Vindimas em setembro 

Preparativos da Vindima – todo o mês

Desde 106 euros por pessoa

Vindima – 25 e 27 de setembro

Desde 135 euros por pessoa

Reservas:

Tel: 232 469 200; 232 420 000; reservasmontebelo@visabeiraturismo.com

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub