Campeão e vice-campeão moimentenses no 12º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2016

por Rua Direita | 2016.03.11 - 17:40

 

 

Rafael Filipe Correia Santos, aluno do 2º ciclo da turma B do 6º ano da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, sagrou-se campeão nacional no jogo ”Rastros” no 12º Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, realizado no dia 4 de março, na cidade de Beja. Diana Margarida Correia Santos, também da mesma turma, obteve o segundo lugar (vice-campeã), mas no jogo “Gatos e cães”. Um outro aluno, Rodrigo Calhau Frias, da Escola Básica de Moimenta da Beira, conseguiu alcançar as finais, tendo obtido o nono lugar, no jogo “Rastros”. Ao todo, estiveram envolvidos cerca de 1500 estudantes oriundos de mais de 300 instituições de ensino de todo o país (continente e ilhas).

O Agrupamento de Escolas foi representado por seis alunos, três do 1º ciclo (Alice Calhau, no jogo “Semáforo”; Rodrigo Calhau Frias, no jogo “Rastros”; e Simão Santos Aguiar, no jogo “Gatos e Cães”) e três do 2º ciclo (Diana Margarida Correia Santos, no jogo “Gatos e Cães”; Francisco José Oliva Teles, no jogo “Avanço” e Rafael Filipe Correia Santos, no jogo “Rastros”). Localmente, a organização esteve a cargo das docentes Delfim Ferreira, Elvira Bernardino e Paula Monteiro.

O Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos é promovido, desde 2004, pela associação “Ludus”, uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e divulgar a Matemática nas suas diversas vertentes, nomeadamente a cultural, histórica e recreativa, e ainda pela Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva.

 

Ver mais fotos no novo site da Câmara Municipal: www.cm-moimenta.pt

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub