Caminhada pela Serra de Leomil no feriado de 10 de junho

por Rua Direita | 2016.06.06 - 16:38

 

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, a Junta de Freguesia de Leomil, Moimenta da Beira, promove uma caminhada pela serra homónima. É a “Rota do Talefre”, um percurso de 11 quilómetros, com grau de dificuldade ‘difícil’, que começa às 15h30 no Largo do Pelourinho e termina umas horas depois com uma merenda-convívio. A inscrição é grátis e pode ser feita na Junta de Freguesia de Leomil (254 586 364), no Posto dos CTT local ou ainda na Farmácia César (254 586 266). A organização aconselha que se vista roupa leve e calçado confortável.

A Serra de Leomil está localizada a Sudoeste de Moimenta da Beira e eleva-se entre os rios Paiva e Távora (que ali nascem). Pertence ao Maciço Galaico-Duriense. Mede 10 km de comprimento e o seu ponto mais alto atinge os 1008 metros de altitude. Deste ponto avistam-se belas paisagens que vão desde os vales do Tedo, Paiva e Távora, até ao topo das Serras do Marão, da Estrela, do Caramulo e Montemuro.

Na Serra avistam-se vários elementos arqueológicos, tais como restos de estradas românicas, pedras amontoadas que indicam a presença de fortificações, mamoas e dólmenes. Na vegetação realça-se o pinheiro, a giesta, a urze, o rosmaninho e o sargaço. A serra está repleta de regatos e ribeiros, de moinhos arruinados, apresentando bonitas paisagens, destacando-se os lugares da Lobagueira, Redondelo, Furenho, Gondomar e o da Nave conhecido pelos terrenos de culturas e excelentes lameiros de pasto e matagais.

Imagem

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub