CÂMARA DE MANGUALDE ACOLHE NOVOS CURSOS DE APICULTURA

por Rua Direita | 2016.03.02 - 15:32

Com Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portuga

 

CURSOS DE INICIAÇÃO E AVANÇADO OFERECEREM A OPORTUNIDADE DE COMEÇAR A PRÁTICA APÍCOLA EM MEIO URBANO OU CASEIRO, DE FORMA SIMPLES, SUSTENTÁVEL E A BAIXO CUSTO.

 

INSCRIÇÕES A DECORRER

 

De março a setembro, Mangualde vai acolher dois novos cursos de apicultura com o objetivo de oferecer a oportunidade de começar a prática apícola em meio urbano ou caseiro, de forma simples, sustentável e a baixo custo. Os cursos, para iniciantes e avançado, são organizados por Harald Hafner e contam com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde. As inscrições, abertas à comunidade, estão a decorrer e deverão ser efetuadas através do telefone 914457285 ou do email nn.nelas@gmail.com. Os cursos apenas se realizarão caso seja atingido o número mínimo de 10 inscrições, estando limitado a um máximo de 15 participantes por curso.

 

CURSO DE APICULTURA PARA INICIADOS

As aulas teóricas realizam-se na Raiz dos Saberes, das 19h00 às 21h30, nos dias 17 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 19 de maio e 02 de junho, e as aulas práticas na Quinta do Modorno, das 14h00 às 18h00, nos dias 02 e 30 de abril e 04 de junho. Durante o curso serão abordados conceitos sobre o comportamento e a vida das abelhas, assim como técnicas para a sua manutenção. Aprenderá a interpretar as necessidades das abelhas de forma autónoma e terá a possibilidade de adquirir os conhecimentos essenciais para cuidar das suas próprias colmeias. Serão também demonstradas várias alternativas e exemplos sobre como desenvolver a prática adaptada às suas necessidades e preferências pessoais.

 

CURSO DE APICULTURA AVANÇADO

As aulas teóricas realizam-se na Raiz dos Saberes, 9h30 às 12h30, e as aulas práticas na Quinta do Modorno, das 14h00 às 17h30, nos dias 03 de abril, 01 de maio, 05 de junho, 16 de julho e 18 de setembro. Flora apícola e alimentação das colmeias, maneio apícola ao largo do ano e desdobramentos, criação e seleção de rainhas, formação varroa e sanidade apícola e produtos da colmeia – colheita, cuidados, qualidade, transformação e refinação vão ser as temáticas abordadas nestes dias.

 

Harald Hafner é apicultor profissional em Mangualde. O formador junta 20 anos de experiência na apicultura com abelhas em diferentes países e zonas climáticas, com profundos conhecimentos do mundo e das técnicas de apicultura. A lecionar cursos de apicultura no país há cinco anos, já formou mais de 500 futuros apicultores e é proponente de uma crescente rede de apicultores naturais. É ainda Técnico Apícola e tem um Mestrado em Apicultura (Beekeeping Master) da Escola Apícola de Warth na Áustria.

 

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub