Belga que já percorreu cinco mil quilómetros a pé pernoitou em Moimenta da Beira

por Rua Direita | 2017.03.09 - 08:59

 

 

Em 2015, Ricardo Thys, um cidadão belga com sangue espanhol, ganhou coragem e mudou de vida, mudou-a literalmente do avesso. Desfez-se dos bens materiais (de todos os seus bens materiais) para realizar um sonho que não sabe quando vai acabar: dar a volta ao mundo a pé, de bicicleta e de barco à vela, gastando por dia apenas cinco euros. É uma espécie de viagem “verde”, sem a utilização de meios de transporte poluentes.

A aventura começou na ‘sua’ cidade natal, Bruxelas, tinha então 55 anos de idade. Na última segunda-feira, vindo de Viseu, chegou a Moimenta da Beira depois de ter percorrido, a pé, sempre a pé, mochila às costas, cinco mil quilómetros. Pernoitou as últimas duas noites em Moimenta da Beira, a última das quais no quartel dos bombeiros voluntários, que o acolheu de braços abertos. Partiu esta quarta-feira rumo ao norte, na direção do Atlântico que atravessará de barco à vela. Ao todo, prevê percorrer 65 mil quilómetros na sua volta ao mundo.

Ricardo Thys aventurou-se nesta andança épica para conhecer o mundo, ter tempo para si, respeitar a vida, refletir sobre ela. “Descobrir, aprender e partilhar”, são os três objetivos máximos da caminhada, onde, a esparsos, faz trabalho voluntário para ‘pagar’ o alimento e a hospedagem que generosamente lhe oferecem quem o abriga.

 

RBondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub