Balanço do BotOlympics’19, a maior competição de robótica da região Centro

por Rua Direita | 2019.02.27 - 09:14

Ao longo dos últimos quatro dias, Coimbra acolheu a maior competição de robótica da região Centro – BotOlympics’19 -, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) e pelo Clube de Robótica da Universidade de Coimbra.

Os primeiros três dias decorreram no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e o último dia (dia da final) teve lugar, pelo segundo ano consecutivo, na praça central do Alma Shopping dando a possibilidade a toda a comunidade de presenciar o trabalho desenvolvido pelos participantes.

A competição, que já vai na sua 5ª edição, foi constituída por três provas. A prova SPC para alunos do 3º ciclo, a prova Bot’n Roll destinada a alunos do ensino secundário e a prova FCTUC para alunos do ensino superior.

Participaram 30 equipas, 10 de cada prova. João Bento, coordenador do BotOlympics’19, considera que esta edição foi um desafio logístico porque «ter 140 participantes não é tarefa fácil, mas, no entanto, foi superado com sucesso». Refere, também, que ficou «perplexo com o facto de os participantes da prova SPC, apesar de ainda novinhos, serem capazes de programar os robots de forma a completar os objetivos propostos.»

Na prova SPC, a equipa CRFreixo, do Agrupamento de Escolas de Freixo, conquistou o 1º lugar. Em 2º lugar ficou a RealBots, do Real Colégio de Portugal, e o 3º lugar foi atribuído à equipa Roboyzinhos19, do Agrupamento de Escolas de Gouveia.

Já na prova Bot’n Roll, a equipa PRODE, da Escola Secundária Avelar Brotero, obteve o 1º lugar, seguindo-se a equipa BotPombal, do Agrupamento de Escolas de Pombal, em 2º lugar, e a equipa Os Vouzelenses, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, em 3º lugar.

Na prova FCTUC, o 1º lugar foi atribuído à equipa BOT’o recurso, constituída por alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, o 2º lugar foi para a equipa botMarley, composta também por alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, e o 3º lugar foi para a equipa Lil Pumps, formada por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Cristina Pinto

Assessora de Imprensa

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub