Atelier de Artes e Ofícios – Doçaria Tradicional

por Rua Direita | 2018.12.20 - 10:13

 

De 6 de novembro a 5 de dezembro decorreu nas instalações do CLDS Moncorvo 3G um atelier de artes e ofícios tradicionais, especializado na doçaria tradicional.

O atelier com a duração de 68 horas contou com a participação de cerca de 50 formandos que foram divididos em quatro grupos.

No decorrer da formação os vários participantes tiveram a oportunidade de aprender a confecionar doçaria tradicional à base de amêndoa e frutos secos. Uma vez que a iniciativa teve lugar no decorrer da quadra natalícia ensinou-se também a preparar bolo rei e torta de natal. Destaque para a doçaria de amêndoa em que se explicou como se confecionam os 3 amores de amêndoa, o bolo amêndoa, os biscoitos de amêndoa, a tarte de amêndoa e a torta de amêndoa.

A iniciativa pretende promover a troca de saberes e tradições e os métodos tradicionais de confeção, tendo em vista a qualificação de desempregados e pessoas que já trabalham no ramo. Esta é também uma forma de manter viva a doçaria tradicional, especialmente a doçaria de amêndoa.

 

Luciana Raimundo

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub