Arqueólogo é guia de 13 percursos pedestres que criou

por Rua Direita | 2014.01.08 - 18:33

Conhece o concelho de Moimenta da Beira de lés-a-lés e aventurou-se nele criando 13 percursos pedestres, fazendo-se depois guia deles e intérprete do seu património. A ideia de José Carlos Santos, licenciado em História (variante Arqueologia), é ‘vender’ o seu conhecimento científico a grupos de pessoas amantes da natureza e da sua biodiversidade. O custo é determinado consoante a rota ou o percurso escolhido e inclui seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, estando assumida pela organização a responsabilidade de quaisquer acidentes ou danos que possam ocorrer nos passeios, apesar de os trilhos não apresentarem qualquer tipo de perigo.

Os percursos podem ser conhecidos no blog que o arqueólogo criou (http://turirotas.blogspot.pt/). “São rotas que levam o participante a aldeias históricas, a passear pelas ruas estreitas dos seus casarios, onde se erguem majestosos castelos, igrejas profusamente ornamentadas, casas com esmerados brasões e bonitas varandas, quase sempre floridas”.

Fora dos centros históricos, explica ainda o arqueólogo, o caminhante “pode aventurar-se pelas serras e vales e conhecer a sua extraordinária biodiversidade. Pode escolher trilhos milenares e descobrir vestígios muito antigos da presença humana, como dólmenes, menires e povoados fortificados. Pode subir aos vários miradouros e aí desfrutar de momentos de pura descontração as suas vistas magníficas, ou então optar por caminhos sobre cursos de água e pontes muito antigas. Pode ainda percorrer pomares, soutos ou os típicos socalcos dedicados aos vinhedos e olivais, e parar nas quintas, partilhar o seu quotidiano, visitar as caves e degustar vinhos”.

Por fim, garante que “as festas e as romarias serão uma constante, as oportunidades desportivas e recreativas serão imensas e não faltarão tascas e restaurantes típicos, confortáveis unidades de turismo rural e luxuosos hotéis para o acolher”.

Os interessados podem inscrever-se através do número de telemóvel 967857195 ou pelo endereço electrónico turirotas@gmail.com.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub