Aquilino em Sernancelhe… Sempre!

por Rua Direita | 2014.05.27 - 19:32

A Câmara Municipal de Sernancelhe e a ESPROSER não esqueceram o 51º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro, filho dilecto desta terra.

Convidado Paulo Neto, director da Revista Literária da CMS – AQUILINO, para lembrar a efeméride.

O Auditório Municipal encheu-se e tiveram que se ir buscar cadeiras para sentar os 180 inscritos no evento.

Sobre o mote, “Aquilino Uma Vida pela Liberdade”, o orador valorizou a vida do Escritor, sua constância, sua luta por valores libertários e fraternos, suas prisões e evasões, seus três exílios em Paris, bem como as perseguições de que foi alvo, pelos esbirros de João Franco, durante a Monarquia e pela Censura, no longo período do Estado Novo.

Leu passagens de “Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias”, “Um Escritor Confessa-se” e “Quando os Lobos Uivam”. O público, maioritariamente jovem seguiu com toda a atenção e entusiasmo esta “conversa” de duas horas.

palestra4low

 Entre outros, estiveram presentes o Presidente da Autarquia, Carlos Silva, o vice-Presidente, Carlos Santos, o Vereador do pelouro da Cultura, Armando Mateus, o investigador e estudioso aquiliniano, Alberto Correia, o director da ESPROSER, alunos, professores e público em geral.

Nos dias 27/28 e 29 de Junho haverá novas actividades inseridas no programa “SER + CULTURA”, onde, e de novo, por Alberto Correia, Lima Bastos e Paulo Neto se falará, outra vez, “aquilino”, num programa vasto onde a música, o teatro, o desporto e a gastronomia marcarão o seu território.

sern1low

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub