Aquilino em S. Pedro do Sul…

por Rua Direita | 2014.03.17 - 21:38

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul e a Semana da Leitura: 17 a 21 de Março de 2014

Integrado na Semana da leitura de 17 a 21 de Março decorreu hoje no auditório da Escola Secundária de S. Pedro do Sul um seminário subordinado ao tema: “Aquilino Ribeiro – Uma Vida pela Liberdade”

 auditorio

Durante 90 minutos, para alunos do 10º, 11º, 12º anos e respectivos docentes foi apresentada uma perspectiva da vida modelar de luta pela Liberdade do autor de “Quando os Lobos Uivam”, entre outras dezenas de títulos.

Desde o longínquo dia 13 de Setembro de 1885, em Carregal, até ao fatídico dia 27 de Maio de 1963, em Lisboa, o orador cingiu-se à luta constante pelo Escritor travada em prol dos seus ideais de Justiça, Fraternidade, Igualdade e Liberdade, do primeiro exílio em Paris, 1908, ao segundo em 1927, ao terceiro, em 1928, às suas lutas com a Censura instituída, ao seu apoio a Norton de Matos e a Humberto Delgado, até à sua constituição de arguido pelas “ofensas” causadas pela obra supra referenciada, em 1958/59.

A sugestão foi da docente Cristina Santos e foram intervenientes:

– Cristina Fonseca, vogal da CAP;

– Lurdes Meneses, coordenadora da Biblioteca;

– Paulo Neto, orador convidado.

Em simultâneo, no espaço da Biblioteca, está a decorrer uma Exposição de obras de Aquilino Ribeiro postas à disposição dos discentes e docentes daquela comunidade escolar, ilustrada com vários painéis alusivos à diacronia da sua existência.

 

 

 

 

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub