Apresentação do Vº Tomo das ‘Obras Escolhidas’ de Álvaro Cunhal – FNAC Viseu

por Rua Direita | 2014.11.27 - 22:17

 

 

A Comissão Concelhia de Viseu do PCP , em colaboração com as Edições Avante!, leva a efeito no próximo Domingo, dia 30 de Novembro, pelas 17 horas, na FNAC – Palácio do Gelo, a apresentação do 5º Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, com a participação de Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central do PCP e da Secção Internacional.

Com este tomo V das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal inicia-se uma nova fase da publicação da sua produção teórica. Em correspondência com o novo ciclo do processo revolucionário aberto pela revolução do 25 de Abril de 1974, não é apenas o conteúdo que muda mas a própria forma da intervenção teórica.

Com efeito, é fundamentalmente na forma do discurso político em comícios abertos aos militantes, aos simpatizantes e à população em geral, e em entrevistas à imprensa nacional e estrangeira de grande circulação (revelando neste último caso a projecção na Europa e no Mundo da Revolução portuguesa), que Álvaro Cunhal fará chegar a palavra de esclarecimento de uma situação em processo de mudança acelerada, a palavra de orientação na procura do caminho certo numa realidade económica, social, política e ideológica complexa e contraditória, a palavra mobilizadora de vontades para uma luta sem tréguas em diversas frentes.

Os textos coligidos no presente tomo, lidos pela ordem cronológica em que se encontram organizados, oferecem um verdadeiro guia do itinerário histórico seguido pelo processo revolucionário, iniciado com o levantamento militar na madrugada libertadora 25 de Abril de 1974 (logo seguido do levantamento popular de massas) e que se prolongou até ao golpe militar da direita e dos moderados em 25 de Novembro de 1975.

Esses textos proporcionam-nos viver (ou reviver) mais de ano e meio de um processo revolucionário, com os seus avanços e recuos, com as suas curvas difíceis e golpes reaccionários e com o rasgar de perspectivas exaltantes de construção de um regime democrático a caminho do socialismo.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub