Aprender Matemática com um sorriso nos lábios

por Rua Direita | 2014.03.20 - 19:44

Adicione-se a capacidade científica da Área Científica de Matemática (ACM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) ao ensino desta disciplina, subtraia-se a fobia que o nome inspira nas escolas portuguesas, divida-se o problema por todos os agentes educativos, e multipliquem-se iniciativas similares a esta na promoção da Matemática e certamente obter-se-á um grande resultado.

“A Matemática rodeia-nos”

Em 2013 comemorou-se o “Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (MPT2013)” e também o “Ano Internacional da Estatística”.

Para celebrar a efeméride, a Área Científica de Matemática da ESTGV levou a efeito um conjunto de iniciativas junto às escolas da região, desde seminários ao concurso de posters, passando pela observação solar. Um périplo intenso e imenso pelo conhecimento matemático dos mais jovens, culminando ontem (19 de março) com a cerimónia de encerramento, a entrega dos prémios e o assombroso “Circo da Matemática”, um espetáculo levado a efeito por docentes do departamento homónimo da Universidade de Aveiro (http://www.ua.pt/dmat/pagetext.aspx?id=15173). Noventa minutos de deleite para o público, uma inspiradora e proveitosa “aula” de hora e meia de Matemática.

A brincar também se aprende, e é bem verdade. As mais de três centenas de participantes presentes na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) fizeram a prova dos nove sobre a matéria.

Resultado do “Concurso de Posters”

O concurso de posters motivou a imaginação, criatividade e a pesquisa de muitos jovens, resultando em trabalhos dignos de serem apresentados e admirados. A organização recebeu 38 trabalhos, maioritariamente oriundos de escolas do distrito de Viseu, mas também de Torres Novas, Sabugal e Vila Real, os quais foram expostos na Aula Magna do IPV.

Os vencedores no 1º ciclo foram: EB1 Santa Maria, Torres Novas (1º lugar), EB1 Repeses (2º lugar) e EB1 Torredeita (3º lugar). No 2º ciclo foram contemplados: Escola Regional Dr. José Dinis Fonseca, Sabugal (1º lugar), e Colégio Via Sacra (2º e 3º lugares). No 3º ciclo foram distinguidos: EB Grão vasco (1º lugar), Escola Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas (2º) e Colégio Via Sacra (3º lugar).

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub