Alunos do IPV integram projeto europeu

por Rua Direita | 2014.05.07 - 19:50

Os alunos do segundo ano da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) integram um projeto europeu intitulado “European Dialogue”, que tem como objetivo incentivar a comunicação intercultural, utilizando a língua inglesa como língua franca entre estudantes de quatro países europeus – Portugal, França, Alemanha e Itália.

Para além da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, estão envolvidas as seguintes instituições: École Nationale de la Statistique et de l’Administration Économique ParisTech (França), Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences (Alemanha), University of Modena and Reggio Emilia (Itália).

Dado que o turismo é, indubitavelmente, uma atividade intercultural, em que a língua inglesa desempenha um papel preponderante, a temática da comunicação intercultural ocupa lugar de destaque na unidade curricular de Inglês IV. O projeto “European Dialogue”, ao permitir a interação entre estudantes de diferentes culturas e ao trazer atividades reais e autênticas para o meio académico, poderá contribuir para uma maior sensibilização e uma melhor preparação dos estudantes para a comunicação com turistas. Outra das mais-valias do projeto é a oportunidade de comunicação em língua inglesa fora da sala de aula e o consequente desenvolvimento de competências de negociação, de organização e condução de reuniões e de redação das respetivas minutas.

Os alunos irão trabalhar em 10 equipas internacionais de 8 elementos cada (2 de cada país), utilizando várias ferramentas on-line para comunicarem entre si. Cada equipa está responsável pela conceção e realização de uma investigação para avaliar a visão dos estudantes sobre temas específicos relacionados com valores dentro da Europa, designadamente a felicidade, questões de género, o valor do ensino superior e o processo de recrutamento, entre outras temáticas. Numa fase inicial, cada equipa internacional terá de criar um questionário que será aplicado localmente a estudantes do ensino superior. Depois de apurados e analisados os dados relativos a cada país, os estudantes procederão a comparações, destacando semelhanças e diferenças entre as diferentes culturas e as conclusões serão divulgadas num compêndio final redigido de forma colaborativa.

Na ESTGV o projeto é coordenado pela professora Lurdes Martins, docente de Inglês, que tem como principais interesses de investigação a utilização das tecnologias na aprendizagem da língua inglesa no ensino superior. A docente destaca, para já, o grande entusiasmo e motivação dos alunos pelo projeto.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub