Agricultores da Serra do Montemuro debatem em Nespereira ataques dos lobos

por Rua Direita | 2015.07.15 - 07:32

 

 

Na próxima Sexta-feira, dia 17 de Julho, pelas 18 horas, vai ter lugar no Salão da Junta de Freguesia de Nespereira, no Concelho de Cinfães, uma Reunião promovida pela CDU-Cinfães e pela Comissão de Agricultores local, visando encontrar soluções para os constantes ataques de alcateias de lobos aos gados que apascentam nos contrafortes da Serra do Montemuro.

Para a referida Reunião, foi convidado o Engº Agostinho Lopes, ex-deputado do PCP e coautor do Projecto de Resolução Política apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, visando o comprometimento do Ministério da Agricultura com uma solução que preserve a existência das alcateais de Lobo Ibérico e a defesa dos efectivos pecuários, principal fonte de rendimento das gentes serranas.

Os problemas causados pelos ataques de alcateias de lobos nalgumas zonas serranas são bem conhecidos dos ministérios da Agricultura e do Ambiente. Mas as preocupações dos produtores pecuários do Montemuro, Gralheira, Arada, Estrela, etc… têm crescido face à incapacidade das entidades públicas, nomeadamente o ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e Direcções Regionais de Agricultura do Norte e Centro, de lhes responder devidamente por falta de recursos humanos e meios financeiros suficientes, caso do pagamento de indemnizações adequadas e atempadas, a par de exigências colocadas à produção manifestamente inaceitáveis e absurdas, quando não proibidas (áreas da Rede Natura 2000), como a imposição de vedação com malha ao solo (50 centímetros) nas suas parcelas agrícolas.

A preservação do Lobo Ibérico e de outra vida selvagem é do interesse do país e das regiões e deve mobilizar do Estado os recursos necessários ao seu adequado acompanhamento e desenvolvimento. Sem prejuízo para os agricultores e pastores e sem pôr em causa outros importantes patrimónios naturais como os das raças autóctones criadas nos seus solares tradicionais.

A CDU e a Comissão de Agricultores de Cinfães ao mesmo tempo que apelam à participação de todos os interessados, reiteram o seu pedido de divulgação desta iniciativa, endereçando os melhores cumprimentos.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub