Agimos na comunidade – “Corrupção: obstáculo ao Desenvolvimento”.

por Rua Direita | 2014.02.06 - 13:36

Mais de setenta pessoas encheram a sala e para três horas de reflexão conjunta sobre “Corrupção: obstáculo ao Desenvolvimento“. Foi assim a primeira “Noite na Pólis”, que teve como convidado Paulo de Morais e que se realizou no dia 01 de Fevereiro, pelas 21h, na Papelaria Livraria Adrião, parceiro de excelência e anfitrião deste encontro , em Mangualde. Paulo de Morais explicou diversos casos conhecidos de corrupção e gestão danosa, como o famoso caso BPN, as parcerias público-privadas e as ligações entre os negócios imobiliários e as autarquias, concluindo com a evidência de uma correlação negativa entre a corrupção e o desenvolvimento de um país, isto é, quanto mais corrupto é um país, menos desenvolvido ele é.

As/os participantes no debate aberto colocaram algumas questões ao orador, partilhando das suas preocupações e expondo as suas próprias visões acerca dos temas em análise.

Foi solicitado às/aos participantes para que sugerissem temas e oradoras/es para os próximos eventos, pois pretende-se que o projecto Noites na Pólis seja um projecto participativo e construído por toda a comunidade Mangualdense. O próximo evento realizar-se-á em Abril.

Sobre o projecto:

O projecto Noites na Pólis surge no âmbito da Responsabilidade Social das empresas, desenvolvido pela Ação Pólis Unipessoal Lda, sediada em Mangualde. Este pretende ser um espaço nocturno de reflexão em comunidade sobre diversos temas nas áreas da cidadania e da cultura e tem como grandes objectivos contribuir para a cultura urbana de Mangualde e estimular hábitos de pensamento e reflexão em comunidade.

Sobre o orador convidado:

Paulo de Morais é autor do livro Da corrupção à crise: que fazer? e é Professor Universitário, tendo desenvolvido investigação na área das sondagens, sistemas eleitorais, desenvolvimento e qualidade de vida. Actualmente, é também membro do grupo de trabalho para a revisão do Índice de Perceção da Corrupção, levada a cabo pela sede da Transparência e Integridade – Associação Cívica.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub