AFERT no XIV Encontro Nacional de Associações Juvenis em Albufeira

por Rua Direita | 2015.11.21 - 13:33

 

 

A AFERT – Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo – Tondela fez deslocar um conjunto de elementos ao XIV ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, iniciativa que decorreu no passado fim-de-semana, 14 e 15 de novembro, em Albufeira.

O encontro, com a periodicidade anual, é especialmente direcionado às associações inscritas no RNAJ – Registo Nacional de Associações Juvenis, estatuto que a AFERT detém deste o ano de 2011.

Apesar da iniciativa estar marcada para o sábado e domingo, os trabalhos começaram logo na sexta-feira com o Encontro Nacional Juventude 2020.

No total, a AFERT esteve representada por 10 jovens que se juntaram aos cerca de mil dirigentes e técnicos, oriundos de todo o país, que estiveram reunidos para debater alguns dos temas que estão na ordem do dia em termos associativos, entre os quais destacamos: o reconhecimento das Competências adquiridas em contexto Associativo; o perfil de Técnico de Juventude; ou as Políticas de Juventude. Foram ainda analisados vários programas e oportunidades de financiamento para Associações Juvenis, bem como a Gestão do Voluntariado e a Gestão Associativa/Fiscalidade.

Para ajudar a discernir uma parte dos assuntos, marcaram presença alguns deputados das diferentes forças políticas nacionais, assim como o conhecido comentador televisivo Luís Marques Mendes.

A noite de sábado foi dedicada à apresentação de várias atividades desenvolvidas por um leque de associações das diferentes regiões do país.

No final dos três dias de trabalho, foi elaborado um documento com a síntese das propostas e desafios para os próximos tempos, manifesto este que será, à posteriori, entregue ao Governo, ao Presidente da República e às estruturas nacionais de apoio à juventude e ao Associativismo.

A acompanhar uma parte dos trabalhos marcou presença o Sr. Vereador da Juventude do Município de Tondela, Pedrão Adão, num sinal claro de proximidade com aquela que é a evolução do labuta do movimento associativo do concelho.

Mesmo a encerrar os trabalhos e em jeito de despedida, o Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Dr. Júlio Oliveira, assinou um protocolo de parceria com o Governo da Madeira, onde se prevê a realização do próximo ENAJ naquela ilha, já em 2016. Até lá.

 

 

AFERT agraciada pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira

afert2

Numa época em que as entidades sociais, culturais, de cariz religioso ou humanitário assumem um papel cada vez mais importante na sociedade civil, os Bombeiros Voluntários de Albufeira fizeram questão de reforçar a amizade recíproca, mantida com a AFERT – Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo.

Aproveitando a deslocação de alguns elementos da direção da AFERT a Albufeira, o Comando e a Direção daquele Corpo de Bombeiros, numa sessão informal, presentearam a AFERT, de forma simbólica, por esta amizade e colaboração que já se traduziu em diversos momentos de colaboração e parcerias.

São já várias as oportunidades de colaboração no âmbito dos planos de atividade de cada associação sendo, o último desses momentos, o acolhimento de uma equipa dos Bombeiros de Albufeira, que se deslocou ao concelho de Tondela para participar na Maratona BTTourigo 2015.

A Direção da AFERT manifesta o mais profundo agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, reiterando a vontade de continuar a colaborar com a sua equipa diretiva, na prossecução dos seus objetivos.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub