Adolescentes e depressão, sinais de alarme! Como saber lidar…

por Rua Direita | 2016.04.12 - 09:02

 

 

Os adolescentes estão em plena fase de experimentação, num percurso onde as mudanças físicas e emocionais são múltiplas, com medo de não corresponder às expectativas dos pais, com quebras escolares, com somatizações, com o desejo de independência…

Esta variabilidade de sentimentos e de humor, em alguns casos, pode levar à tristeza, que quando persiste, dificulta o funcionamento das várias dimensões das suas vidas, nomeadamente na forma de pensar, sentir e comportar-se perante a realidade.

São vários os fatores de risco que podem desenvolver ou desencadear a depressão nos adolescentes, sendo que o estar alerta para os sinais de alarme, constitui por si só uma forma de prevenção e a possibilidade de diminuir eventuais danos causados.

Sendo a adolescência um período de desenvolvimento exigente para pais e filhos, é também a oportunidade para formar uma “equipa” e trabalhar juntos interesses comuns, sendo os pais o melhor recurso para a construção de trajetórias seguras de vida dos seus filhos!

Assim, contamos com a presença de todos os Pais e Encarregados de Educação, no dia 22 de abril, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela, pelas 21h, para a 4 ª sessão do projeto “Famílias Incríveis”, onde irão ser evidenciados os sinais de alarme de depressão nos adolescentes, bem como o modo de lidar com estes acontecimentos.

Para esta sessão, contaremos com a presença da Dra. Ana Rita Jesus, pertencente ao grupo universitário de investigação em auto-regulação da Universidade do Minho.

 

ATGomes

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub