AC. Viseu Natação

por Rua Direita | 2016.07.06 - 12:31

Inter-associações com muito Ac.Viseu em Coimbra

Disputou-se no Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra, o Campeonato Inter-Associações, com as congéneres de Coimbra, Leiria e Centro Norte de Portugal, com 42 clubes envolvidos e perto de meio milhar de atletas. O Académico de Viseu esteve presente e deixou a sua marca, bem vincada, no medalheiro do Campeonato.

O Académico de Viseu esteve presente com 23 nadadores e prestações de grande valor, que valeram várias presenças no pódio.

Quem mais se destacou, por parte do Académico de Viseu, foram André Moura e Joana Cardeal, que alcançaram o ouro nestes campeonatos, superiorizando se a uma concorrência tão extensa e de valor.

André Moura fez um bom campeonato, nadando 12 provas, fechando a participação individual com chave de ouro, com o título nos 200 Estilos, com a sua melhor marca de sempre, nadando em 2,10,58s. A fechar o torneio integrou ainda a estafeta de 4×200 Livres, que se sagrou vice-campeã, nadando para além de André, Pedro Garcia, Filipe Cunha e Miguel Lopes, este último ainda em idade de Juvenil, o que não impediu a equipa de ser medalha de prata, ainda que tenha competido contra equipas maioritariamente de juniores e seniores.

As estafetas foram um dos pontos fortes do Académico de Viseu, neste fim de semana, conseguindo também o pódio nos 4x50Livres. A estafeta de 50 Livres foi a primeira prova do campeonato, logo com a melhor marca de sempre de uma equipa de Viseu, com o tempo de 1,41,81s. Nadaram André Moura, Sebastião Machado, Pedro Garcia e Bruno Correia, registando o terceiro melhor tempo. O mesmo se verificou na estafeta de 4×50 Estilos, com João Teixeira a Costas, André Moura a Bruços, Filipe Cunha a Mariposa e Sebastião Machado a Livres, novamente com a medalha de bronze. Os Academistas foram ainda prata nos 4×100 Livres, resultado de grande valor, naquela que é estafeta mais disputada e espectacular de qualquer competição.

A equipa de Viseu dividiu quase sempre o pódio, nas provas de estafeta, com as equipas do Náutico de Coimbra e da Académica de Coimbra, vincando mais uma vez o valor da formação de Viseu.

A atleta Viseense a conseguir subir ao lugar mais alto do pódio, foi Joana Cardeal que venceu e convenceu nos 400 Estilos, com uma marca ligeiramente melhor do que a realizada no Jamor, que lhe valeu o pódio, nos últimos Campeonatos Nacionais. Registe-se que durante este torneio a jovem Viseense, que participou pela primeira vez nestes campeonatos, sendo do escalão mais jovem presente em prova, subiu ainda ao pódio nas provas de 200 Mariposa, onde foi medalha de bronze.

Beatriz Cunha foi também medalhada na prova de 100 Livres, a prova com mais atletas inscritas, de todo o fim de semana, conseguindo alcançar a medalha de bronze.

As estafetas femininas estiveram também em evidência, com o excelente terceiro lugar conseguido nos 4x200Livres, com Joana Cardeal, Beatriz Cunha, Rafaela Rodrigues e Madalena Machado.

Já no próximo fim de semana os Academistas disputam o Torneio Inter-distrital de Cadetes, onde participarão os cadetes de último ano, que serão infantis na próxima época. No fim de semana seguinte a turma Viseense desloca-se a Famalicão, para os Nacionais de Infantis.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub