Abertas as candidaturas para o Grande Prémio de Literatura dst

por Rua Direita | 2014.02.10 - 16:01

Estão abertas as candidaturas para a 19ª edição do Grande Prémio de Literatura dst, contemplando as obras de poesia publicadas em 2011 e 2012. Com um prémio pecuniário de 15 mil euros, este é um dos galardões mais importantes no campo da Cultura em Portugal, tendo já reconhecido o trabalho de nomes como Jacinto Lucas Pires, Maria Velho da Costa ou Francisco Duarte Mangas.

Uma das originalidades deste prémio prende-se com o facto de ter um caráter rotativo no que a géneros literários diz respeito, distinguindo, num ano, um livro de poesia publicado em primeira edição no biénio anterior e, no ano seguinte, um título em prosa, também saído em primeira edição no biénio que o precedeu. Destinado a obras em português, e de autores nascidos e residentes em território nacional, o Grande Prémio de Literatura dst assume-se como um veículo privilegiado de promoção dos autores portugueses, reforçando, ao mesmo tempo, a intervenção cultural do Grupo dst.

Na edição relativa a 2013, a poesia é o género eleito e a data limite para o envio das obras, pelo autor ou pelo editor, é o próximo dia 7 de março, sendo que a decisão final será tomada até 30 de abril. O júri da edição deste ano é constituído pelo Professor Doutor Vítor Manuel de Aguiar e Silva, o Doutor José Manuel Mendes e o Doutor Carlos Mendes de Sousa. A decisão é tomada por maioria ou unanimidade, excluindo-se sempre a posição de abstenção. Como já é habitual, a entrega do Grande Prémio de Literatura dst acontecerá na inauguração da Feira do Livro de Braga.

Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, este prémio literário “reforça a intervenção da nossa empresa junto da sociedade, numa área que, aparentemente, está fora do nosso core business” frisando, no entanto, que “a promoção da cultura é também uma forma de perceber melhor as dinâmicas sociais, o que tem inevitáveis reflexos na forma como conduzimos os negócios, porque quem não entende o poder da cultura e a sua importância na economia dos países e das empresas não entende quase nada”.  “Por assim acreditarmos, para além do Grande Prémio de Literatura, o grupo dst promove todos os anos, entre outras iniciativas no âmbito das literacias da beleza, o concurso internacional de fotografia Emergentes dst”,  conclui.

O Prémio

Atribuído há 19 anos, o Grande Prémio de Literatura dst é um dos mais importantes galardões na área da cultura em Portugal. Inicialmente destinado a galardoar todos os anos uma obra em português, de autor português nascido ou residente no Distrito de Braga, ganhou, em 2004, dimensão nacional. Dotado de um prémio pecuniário no valor de 15 mil euros, distingue, alternadamente, obras de prosa e poesia.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub