A Vila em Festa

por Rua Direita | 2016.08.04 - 11:34

 

Dias 12, 13 e 14 de agosto acontece na vila de Lajeosa do Dão (Tondela) mais uma edição do festival “A Vila em Festa – Festival da Juventude de Tondela”, tendo como principal objetivo a dinamização da região, o evento procura promover a vila de Lajeosa do Dão e as suas riquezas naturais, nomeadamente as “Termas de Sangemil” junto do público de Tondela, Viseu, Nelas, Mangualde e Carregal do Sal, bem como a aproximação a estas regiões.

É também uma forma de animação social e diversificação cultural colocada à disposição dos cidadãos residentes no concelho e uma semente de orgulho para emigrantes e descendentes que estão presentes nesta altura do ano. Pretende, assim, ser simultaneamente um veículo para a divulgação do que de melhor se faz na Vila de Lajeosa do Dão e das riquezas que possui.

A organização é da responsabilidade do movimento associativo da freguesia da Lajeosa do Dão tendo como parceiros a Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão e a Câmara Municipal de Tondela.

O formato do evento mantém-se inovador e diferenciador, afastado das típicas festas populares, e com um um ambiente inspirado no espírito característico dos festivais de Verão. Funciona, basicamente, como uma ponte entre a ruralidade ainda enraizada nas gentes da Vila e a Urbanidade tão característica da vida moderna dos jovens.

Apresenta uma programação crescente e abrangente: na sexta-feira  pelas 22h tem lugar um arraial popular com a actuação da Banda CRF interrompido pelo concerto da artista Rebeca por volta das 23h; no sábado às 20h tem lugar um festival de Folclore, seguindo-se a actuação de D8 às 22h30, o jovem finalista do programa Factor X promete contagiar o público com toda a energia que leva para cima do palco. Seguidamente mais um nome jovem da música portuguesa, Paulo Sousa (Ídolos) sobe ao palco às 23h30 para delírio dos mais jovens.

No domingo a noite começa com a banda Alcoolémia que trará à memória do público os êxitos dos anos 90 misturados com as músicas do seu novo album. Logo de seguida sobe ao palco a artista Maria Lisboa, este será sem dúvida um grande momento do evento. A artista acarinhada pelo público cantará os seus maiores êxitos. O evento termina com a atuação de Alberto Indio que apresenta o seu mais recente album “Acústico” e os temas de sucesso nas radios nacionais, fechando de forma perfeita esta edição.

Paralelamente, e ao longo do evento, decorrerão outras actividades tais como animação de rua, insufláveis, atividades desportivas, stands culturais e tendas gastronómicas. A grande novidade deste ano tem por nome “River Sessions” e decorre precisamente na praia fluvial de Sangemil. As tardes de sábado e domingo serão por isso animadas por bandas, DJ’s e algumas surpresas. O palco será no areal com a paisagem magnífica que este local nos oferece, sendo por isso um excelente programa para o fim-de-semana.

Esperam-se durante os 3 dias cerca de 10.000 pessoas que poderão ainda visitar alguns pontos de interesse da Vila, nomeadamente as Termas de Sangemil, a Anta da Arquinha da Moira, o Miradouro do Penedo, entre outros mais.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub