A SUA SAÚDE, “ESTÁ EM DIA”?

por Rua Direita | 2015.12.01 - 09:35

 

«Saúde em Dia» é a designação de um programa de combate ao sedentarismo que o Município de Tondela faculta aos seus munícipes, em especial aos mais idosos. Trata-se de um programa de prática regular de exercício físico, orientado por Técnicos de Desporto visando objetivos de vida saudável, um contributo para elevar os níveis de saúde e qualidade de vida.

Aos 69 projetos direcionados para extratos populacionais diversificados, que decorrem em todas as Freguesias do Concelho, junta-se um projeto especialmente vocacionado para grupos de risco, numa parceria com as UCSP-Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (Tomás Ribeiro e Campo-Caramulo) dos Centros de Saúde de Tondela e de Campo de Besteiros. Uma iniciativa assente na prática regular e orientada de exercício físico, com acompanhamento de enfermagem, destinada a cidadãos com diferentes patologias de saúde e encaminhados pelo seu médico. O CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela – designação desta parceria para o exercício físico e saúde dos cidadãos – constituído por 3 Técnicos de Desporto e 3 Enfermeiras, enquadrados pela AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto (protocolo efetuado com o Município), conta com mais de uma centena de utentes, neste ano de 2015. Disponibiliza, ainda, em regime de colaboração pontual, um trabalho de acompanhamento na área da nutrição, com uma Nutricionista que realiza programas alimentares personalizados e formação na área da alimentação saudável, proporcionando mais conhecimento e motivação acrescida, numa perspetiva de mudança dos maus hábitos alimentares, condicionadores da nossa qualidade de vida.

Decorre, também, nas instalações do CMMCTnd, uma sessão semanal de desenvolvimento cognitivo, com orientação de uma Psicóloga. Um trabalho que complementa o estímulo da prática de exercício físico (inclui hidroginástica), do acompanhamento de saúde e da alimentação saudável, numa perspetiva global que pretende contribuir para um “envelhecimento ativo e saudável” da nossa população.

Visando o combate ao sedentarismo, na sua fase inicial, o programa tem hoje atributos muito mais abrangentes sendo, também, um enorme contributo para combater o isolamento e a solidão de muitos utentes que se têm envolvido nas atividades regulares. É, por tudo isto, um grande exemplo de «boas-práticas» recebendo, ao longo dos anos, elogios e certificações de qualidade oriundas de várias Instituições e especialistas (http://www.cm-tondela.pt/index.php/servicos/desporto/desporto/item/2509-tondela-combate-o-sedentarismo-promovendo-a-saude-e-qualidade-de-vida-dos-seus-municipes).

Percebendo-se que a avaliação do trabalho realizado permite obter ganhos de eficácia perspetivando novos desafios e a melhoria de estratégias e procedimentos, vamos realizar no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 14:00h no Auditório Municipal, uma sessão pública de “avaliação do programa 2015”. Teremos, com certeza, a presença de todos os intervenientes (Presidentes de Junta/União de Freguesia e Dirigentes Associativos; Técnicos de Desporto e Enfermeiras; Nutricionista e Psicóloga; Médicos que representam as UCSPs; Utentes envolvidos em diversos projetos), para além dos cidadãos que se queiram associar a esta tarde de reflexão e debate, testemunhando os atributos e contributos de um programa que abrange mais de um milhar e meio de cidadãos em todas as Freguesias do Concelho.

Contamos, também, consigo!

Gabinete de Desporto CMT

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub