“A ovelha que fazia MÚUU”

por Rua Direita | 2017.01.21 - 13:38

Mangualde continua a aproximar as crianças ao mundo imaginário da literatura

Livros Sobre Rodas apresenta

“A ovelha que fazia MÚUU”

SER DIFERENTE NÃO É UM PROBLEMA. É APENAS SER O QUE SE É

É O MOTE DESTA HISTÓRIA DE ISABEL FERNANDES PINTO

 

 

A ovelha que fazia MÚUU”, de Isabel Fernandes Pinto, é a obra em destaque este mês na iniciativa Livros Sobre Rodas. Dinamizada pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, trata-se de uma atividade de promoção da leitura com o objetivo de aproximar as crianças ao mundo imaginário da literatura. As primeiras três sessões desta dramatização tiveram como espetadores as crianças do 1º ciclo de Chãs de Tavares, Abrunhosa-a-Velha e Santiago de Cassurrães. Nas próximas semanas a Biblioteca Municipal receberá os alunos das restantes escolas do concelho.

A autora deu asas à sua imaginação e criou esta simpática ovelha, originária da aldeia de Campo Benfeito, Serra de Montemuro, no nosso distrito. Esta simpática ovelha nunca precisou de fazer “méee” para prender a atenção dos pequenos ouvintes, o que prova que “ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é.”

Isabel Fernandes Pinto nasceu no Porto, em 1980. É licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE-IPP, tendo complementado a sua formação de atriz no Laboratoire de Recherches Théâtrales, sediado em Estrasburgo. É também licenciada em Arquitetura pela FAUP, tendo colaborado em gabinetes nacionais e franceses. É atriz, contadora de histórias e autora de contos e textos para teatro. Em 2005 criou o projeto Faunas – teatro portátil dirigido a jovens – onde escreve, encena e interpreta, que tem levado a várias escolas, bibliotecas e auditórios.

 

PROMOÇÃO DA LEITURA JUNTO DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO CONCELHO

O projeto itinerante “Livros Sobre Rodas” é um projeto de promoção da leitura dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do concelho. É desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal desde alguns anos a esta parte e, carateriza-se pela itinerância de contos e livros pelo concelho e pela visita programada de todas as crianças do concelho à Biblioteca Municipal para iniciarem a sua formação de leitores e utilizadores destes serviços. O objetivo é a promoção do livro e da leitura, no âmbito de uma perspetiva lúdica, junto de todas as crianças, contribuindo assim para o seu crescimento enquanto leitores e cidadãos com níveis satisfatórios de literacia. O projeto é anual, sempre renovado e acompanha o ciclo de cada ano letivo.

 

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub