“A Oportunidade na Partilha” – “2014 – Crise ou Oportunidade para a Avaliação Ambiental?”

por Rua Direita | 2014.02.18 - 22:09

Realiza-se, de 18 a 21 de março de 2014, na cidade de Viseu, a 3ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos e a 5ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI’14), organizada em parceria entre a APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV-IPV).

Os temas destas Conferências são dedicados, respetivamente, à “Oportunidade na Partilha” e à reflexão sobre “2014 – Crise ou Oportunidade para a Avaliação Ambiental?”.

A Conferência da REDE constitui uma oportunidade única para a partilha de conhecimento, de informação e de experiências no âmbito da Avaliação Ambiental, num contexto além-fronteiras e para as Associações Nacionais Lusófonas (APAI, AMAIA, AVALIA, ABAI e AGAA), que integram a REDE, partilharem as suas visões, desafios e oportunidades na área da Avaliação Ambiental nos seus respetivos países. Neste evento o programa será composto por cursos pré-Conferência, bem como pela presença de um palestrante principal e de diversos convidados. Incluirá uma Mesa Redonda sobre “Experiências de Avaliação de Impactes nos Países Lusófonos” e a realização de um Workshop sobre “Glossário dos termos de Avaliação de Impactos usados em Português nos Países Lusófonos”.

Por seu turno, a CNAI constitui já um fórum de referência, a nível nacional, reunindo consultores, proponentes, autoridades de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e demais organismos da administração central, regional e local, bem como instituições de ensino e investigação, organizações não-governamentais e outros interessados na Avaliação de Impactes.

O programa da CNAI’14 incluirá 34 sessões técnicas distribuídas por 4 temas (Experiências de Internacionalização, Avaliação Ambiental Estratégica, Avaliação de Impacte Ambiental, Pós-avaliação) e 1 sessão de posters. Contará com a presença de um palestrante principal e diversos oradores convidados. Integrará uma Mesa Redonda sobre a questão “Ambiente – uma mais-valia ou entrave ao desenvolvimento?”.

Para desfrutar da gastronomia e cultura desta região, a Comissão Organizadora preparou um agradável programa social de convívio: para 19 de março está previsto um Dão de Honra no Solar do Vinho do Dão; no dia 20 de março ocorrerá o já habitual Jantar de Conferência na Pousada de Viseu, no qual será entregue o Prémio para o “Melhor Poster da CNAI’14”.

Toda a informação sobre a 3ª Conferência da REDE e a CNAI’14 está disponível nos sites da REDE (www.redeimpactos.org) e da APAI (www.apai.org.pt), incluindo o programa da conferência, o cartaz de divulgação, bem como informações úteis sobre inscrição, alojamento, transporte e outras notícias.

 

Contactos da Comissão Organizadora:

APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes

REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos

e-mail: apai@apai.org.pt | rede@redeimpactos.org

www.apai.org.pt | www.redeimpactos.org

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub