A obra”Terras do Demo” comemora seu centenário

por Rua Direita | 2019.03.07 - 16:11

 

A obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, publicada em 1919, veio a dar nome a um território que engloba os Concelhos de Sernancelhe, onde o escritor nasceu no Carregal, Vila Nova de Paiva, Alhais, onde foi registado e Moimenta da Beira onde, em Soutosa, passou largos períodos de sua vida.

Esta obra vai ser reeditada pela Bertrand Editora, sob a égide da Fundação Aquilino Ribeiro, da qual são, por definição estatutária, detentores estes três municípios, patrocinadores desta reedição.

O evento ocorrerá a 11 de Maio, pelas 17H00, na FAR e contará com a presença de consagrados prelectores, cujos nomes oportunamente daremos a conhecer, e com os autarcas dos três municípios.

Hoje, em Sernancelhe, este projecto deu mais um passo em frente.

Estiveram presentes José Eduardo Ferreira e Carlos Silva SantiagoJosé Morgado, com a presença inviabilizada, delegou competências – o vereador da Cultura, Armando Mateus, o vereador Hélder Lopes, Sandra Lopes e Carla Caria, da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, Paulo Pinto, do gabinete de comunicação e Paulo Neto, directir da revista “aquilino”.

As comemorações do Centenário de “Terras do Demo” iniciam-se nesta data de 11 de Maio, prosseguindo em Lisboa, de 16 a  25 de Maio, com envolvimento da Bertrand Editora, pelo seu director, Eduardo Boavida, de família do escritor, pelo seu neto, Aquilino Machado, da Biblioteca Nacional, Museu Bordallo Pinheiro e Junta de Freguesia de Alvalade.

De seguida, na Universidade de Aveiro, com a colaboração da docente Maria Eugénia Pereira, da Biblioteca “Hélène de Beauvoir” e revista literária “aquilino”, decorrerá uma Exposição alusiva à vida e obra completa do autor.

Em Sernancelhe será ainda apresentado o livro “Havia três dias e três noites…”, uma visão do “Romance da Raposa” pelos alunos do Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues.

Nos dias 1 e 2 de Junho realiza-se a Feira Aquiliniana da Lapa.

Estas são para já as iniciativas agendadas. A seu tempo daremos os pormenores completos, assim como falaremos de outras acções a decorrer neste âmbito.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub