A criação da Associação de Artistas em Viseu já se iniciou…

por Rua Direita | 2014.11.04 - 17:03

 

 

No passado dia 25 de Outubro, pelas 15:00, teve lugar nas renovadas instalações do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, uma reunião para debater a criação da Associação de Artistas em Viseu.

Na sequência da reunião foi decidido constituir uma Comissão Instaladora, responsável pelo estudo, desenvolvimento e fundação da Associação de Artistas, a qual é constituída por:

– ANA CARVALHAL, natural de Seia, residindo atualmente em Viseu. Artista plástica autodidata, esteve na origem da criação da associação Artis em Seia, tendo em 2013 sido homenageada pela mesma, pelo seu percurso artístico.

– JOSÉ SOUSA, natural e residente em Viseu. Artista plástico autodidata, “Retratista”, como se auto-intitula.

– Tenente Coronel JOSÉ TOMÁS, Presidente do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, e que, paralelamente à promoção da iniciativa, pôs ao dispor as instalações, onde esta reunião preparatória teve lugar. Através da instituição a que preside, organizou em 2013 e 2014 o “Encontrarte”, encontro de pintura ao vivo com posterior exposição.

– PEDRO ALBUQUERQUE, natural e residente em Viseu. Artista plástico autodidata, além de já possuir uma vasta obra multifacetada (óleo, escultura, azulejaria, medalhística, design, heráldica), é considerado um dos melhores especialistas da Europa em iluminuras e pergaminhos.

– RAMIRO DIAS, natural e residente em Viseu, com gosto pelas artes plásticas. Faz parte do projeto “Viseu com Z”, já sobejamente conhecido na cidade, no qual tem vindo a divulgar as pinturas sobre Viseu. Também proprietário do projeto “VZ Arte”, que divulga a pintura e escultura em geral, tendo até este momento já divulgado cerca de 6 mil obras de 139 Artistas colaboradores.

– RICARDO RODRIGUES, natural e residente em Viseu. Artista plástico autodidata. É no estilo renascentista e, mais tarde, no período barroco, que o artista busca a sua fonte de inspiração.

 

Estes elementos têm a missão de criar a Associação de Artistas em Viseu, com denominação oficial ainda por definir, mas com objetivos já traçados.

A Associação sem fins lucrativos, terá como missão, promover e divulgar a arte e cultura em geral, apoiar os artistas e a divulgação das suas obras. Organizar iniciativas e eventos de acordo com um plano de atividades, desenvolver e participar em projetos individuais ou coletivos que promovam a sua valorização na sociedade, no mercado de arte e nas suas vertentes profissionais. Defender os interesses dos artistas, cooperar com o Estado e outras entidades locais e regionais, responsáveis pelo desenvolvimento da arte e cultura em Portugal, no que concerne à arte nacional e ao desenvolvimento da cultura artística. E, propõe-se desenvolver a sua ação na cidade e região onde está instalada, mas também, sempre que possível, em todo o País e no estrangeiro.

Foi já agendada uma reunião com possíveis futuros associados e interessados, para lhes ser apresentada a proposta da criação da Associação e oficializar a mesma, que terá lugar durante o próximo mês de Dezembro, em local e data a definir oportunamente.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub