A brincar a brincar… o boneco vem tratar! “Hospital do Rotundinhas”

por Rua Direita | 2014.11.06 - 19:45

 

“Hospital do Rotundinhas”

De 19 a 23 de Novembro, no Parque da Cidade (Aquilino Ribeiro)

 

 

O “Hospital do Rotundinhas” é um projeto de intervenção na comunidade organizado pelo Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Neste projeto é montada uma estrutura que simula um “hospital-modelo” (com várias valências), onde as crianças assumem o papel de pais/cuidadores que levam os seus filhos (bonecos) doentes ao hospital. Aí, serão recebidas por voluntários que ocupam diferentes papéis e profissões, num jogo de “faz de conta”. Deste modo, as crianças têm oportunidade de contactar com o ambiente hospitalar de uma forma descontraída, familiarizando-se com um conjunto de instrumentos médicos e com os profissionais de saúde. Participando nesta brincadeira e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, o que as leva a associar o tratamento destes à forma como elas próprias serão tratadas no futuro.

Este projeto tem uma dimensão formativa para a criança acerca da dinâmica de um hospital, da importância da prevenção e educação para a saúde, moldando e facilitando a sua perceção da doença, possibilitando a erradicação dos seus medos. Para os voluntários envolvidos – profissionais de saúde, estudantes da área da saúde e educação, professores e educadores e outras pessoas que demonstraram interesse na participação – este evento proporciona uma oportunidade única de treinarem as suas capacidades de comunicação e interação com doentes tão particulares como as crianças. Além disso, o convívio entre profissionais e estudantes de diferentes áreas é salutar e enriquecedor, quer a nível social quer em termos de futuro profissional, dada a necessidade de humanização dos cuidados de saúde e da importância do trabalho em equipa multidisciplinar.

Esta iniciativa tem como destinatários principais as crianças dos ensinos pré-escolar e escolar, com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos de idade. Para tal, infantários e escolas do concelho foram convidados a participar neste evento (com visitas agendadas), estando também a iniciativa aberta à população em geral, em horários pré-definidos.

Acreditamos que este projeto abre caminho à “desmistificação” dos cuidados de saúde, fortalecendo as relações entre profissionais e destes com a criança, visando promover a saúde e facilitar os cuidados na doença.

O primeiro evento do “Hospital do Rotundinhas” aconteceu no ano passado, no Palácio do Gelo, com uma excelente adesão por parte de escolas e público em geral; em 5 dias fomos visitados por mais de 1000 crianças.

Este ano queremos repetir a iniciativa. No entanto, com o intuito de o trazer para mais perto de toda a população achamos que seria adequado fazê-lo num espaço público. Temos para isso novamente todo o apoio da Câmara Municipal de Viseu e outras entidades que disponibilizam o espaço e material necessário.

Pretendemos recriar este Hospital entre os dias 19 a 23 de Novembro (4ª a domingo), no Parque da Cidade (Aquilino Ribeiro), com o seguinte horário de funcionamento:

– Escolas: dias úteis 9h-17h;

– Público em geral: dias úteis 17h-19h; fim-de-semana 10h-19h.

 

“ A brincar a brincar… o boneco vem tratar!

Traz o teu boneco e vem ter connosco!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub