8ª Feira do Fumeiro do Demo

por Rua Direita | 2019.02.14 - 14:30

Nos dias 9 e 10 de março todos os caminhos vão dar à 8ª edição da Feira do Fumeiro do Demo, em Vila Nova de Paiva. O Parque Urbano da freguesia de Touro é, uma vez mais, o palco deste certame, promovido pelo Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a Junta de Freguesia de Touro.

Com o seu âmbito alargado, este ano, para dois dias, a Feira do Fumeiro do Demo continua a apostar no fumeiro típico, resultado das tradições gastronómicas ancestrais das gentes das Terras do Demo que vão passando de geração em geração.

A par de outros certames que se realizam durante o ano, a Feira do Fumeiro do Demo tem vindo a estimular uma forte dinâmica económica, através dos seus produtos de qualidade e gastronomia ímpar, que reúnem toda a riqueza do meio rural.

Ao fumeiro aliam-se ainda os produtos regionais, o artesanato, os restaurantes e tasquinhas gastronómicas, o showcoocking, a prova de fumeiro, a animação constante e as atuações musicais.

O torneio de sueca, previsto para a tarde do dia 9, será um evento solidário cuja receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, animado pela atuação de Vivi da Concertina e pelo Grupo de Cantares de Cerdeira. Mais tarde atuam The Undercover´s e o DJ Kostadeejay para o público mais jovem.

O espaço de showcooking traz um chef convidado para apresentar algumas propostas culinárias em que o fumeiro será o ingrediente de destaque na criação de pratos de deixar água na boca.

A animação será uma constante durante todo o certame, contando com as inigualáveis Marias Malucas – Romeiras de Portugal e as atuações do Grupo de Bombos de Pendilhe, Grupo de Zés Pereiras e Grupo Típico Regional Infantil Pauliteiritos de Abraveses, Grupo de Concertinas Diatónicos e o Rancho Folclórico As Capuchinhas de Pendilhe.

Toy é o artista popular convidado a encerrar o certame com um grande concerto, onde não faltarão os seus êxitos mais conhecidos.

As inscrições são limitadas e estão abertas até dia 26 de fevereiro. Mais informações no Posto de Turismo/Loja Terras de Vila Nova de Paiva. Consulte o regulamento.

Para abrir o apetite, decorrerá de 1 a 3 de março, a Mostra Gastronómica de Cozido à Regedora, nos restaurantes aderentes do concelho.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub