40 anos de vida do MDM em exposição no Audº Carlos Paredes – VN Paiva

por Rua Direita | 2014.02.03 - 16:10

“40 anos de vida, uma história com futuro” é o título da exposição, da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres, que a partir de amanhã, dia 3 de fevereiro e até ao final deste mês, estará patente no Auditório Municipal Carlos Paredes em Vila Nova de Paiva.

Nesta exposição são apresentados 22 cartazes acerca do Movimento Democrático de Mulheres que procuram dar testemunho do passado da organização de mulheres mais antiga de Portugal, do seu percurso histórico, da sua capacidade interventiva e transformadora na defesa dos direitos das mulheres e da sua emancipação. Nela se retrata o património de lutas, projetos e contributos para uma sociedade mais justa e igual, o posicionamento assumido perante a questão da igualdade e dos direitos das mulheres, entre os anos de 1968 e 2008.

Acompanha esta exposição um conjunto de Mantas de Retalhos da responsabilidade do MDM – Viseu, o resultado de um projeto que procura ir ao encontro das mulheres para delas ouvir os anseios, os medos e as angústias sentidas quotidianamente, visando criar um espaço de reivindicação e tomada de consciência de direitos.

Pretende esta iniciativa dar a conhecer a importância que o MDM teve na conquista de direitos das mulheres hoje consagrados na lei mas também a necessidade de lutar hoje e sempre para que a igualdade seja consagrada na vida das mulheres, também no nosso distrito. Uma afirmação da capacidade que as mulheres têm de influenciar o presente e o futuro, que pode e deve ser de dignidade para todas as mulheres.

Quando as medidas de austeridade cada vez mais castigam sobretudo as mulheres é importante lembrar que foi a sua luta que consagrou direitos tão elementares como salário igual e o direito à licença de maternidade só alcançados com a Revolução de 25 de Abril de 1974. É importante renovar a força dos valores de Abril hoje tão ameaçados.

No próximo dia 21 a exposição será visitada por alunos do terceiro Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Paiva que terão ainda oportunidade de participar numa ação de sensibilização para a prevenção da violência nas relações de intimidade.

 

Pelo MDM – Núcleo de Viseu – Filomena Pires

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub