“Kinda e Outras Histórias de uma Guerra Esquecida”, Carlos Acabado

por Rua Direita | 2019.04.07 - 11:41


No próximo dia 11 de Abril pelas 21h30 na sede da Liga dos Combatentes em Viseu na Rua da Prebenda tem lugar a apresentação do livro “Kinda e Outras Histórias de uma Guerra Esquecida, Vivências de uma guerra africana“, de Carlos Acabado.

O autor ingressou na Força Aérea como piloto, permanecendo 11 anos em África durante a Guerra de 1961-74. Foram-lhe atribuídas as medalhas de Prata de Serviços Distintos e a da Cruz de Guerra, tendo passado voluntariamente à reserva no posto de Major. Numa escrita de qualidade literária inquestionável, revela-se o lado profundamente humano da vida militar, onde o entrosamento com as populações nativas e os seus valores são mais uma vez reveladores da maneira portuguesa de estar noutras terras, entre outras gentes.

Na sinopse o autor diz “narrar factos vividos durante os anos em que Portugal travou as últimas batalhas do Império. Da bruma densa que ainda hoje envolve a memória desses tempos de luta, emergem, como fantasmas, fi guras reais cujos caminhos se cruzaram com o meu. Para os recordar como os vi então, retoquei-lhes o rosto e o perfil, roubando assim à morte, ao tempo e à vida, a possibilidade de os adulterarem. Fixei-os como se os olhasse em fotografia antiga, onde os velhos parecem jovens e os mortos ainda riem, lembrando-os nobres e puros como eram quando, como figurantes, desempenharam um papel no drama que Portugal representou no palco africano”

O livro foi editado pela Caminhos Romanos e faz parte da colecção Fim do Império da Liga dos Combatentes.

Estão convidados!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub