25ª FEIRA DO VINHO DO DÃO APRESENTADA NA VINÍCOLA DE NELAS

por Rua Direita | 2016.08.04 - 11:10

 

 
A Vinícola de Nelas foi ontem, dia 2 de agosto, palco da Apresentação Oficial da 25ª edição da Feira do Vinho que irá realizar-se como habitualmente no primeiro fim-de-semana de Setembro, desta feita nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Num espaço pleno de história, tradição e identidade vinhateira, foi feito o enquadramento do programa para esta edição e dadas a conhecer algumas das novidades reservadas para este ano. O Lançamento do Livro Comemorativo dos 25 Anos “O Tempo Certo do Vinho”, a iniciativa gastronómica “Mesa 25”, o Prémio para o Melhor Stand da Feira do Vinho e as Celebrações Conjuntas dos 25 anos da Quinta do Cabriz e da Confraria dos Enófilos do Dão são alguns dos pontos altos que marcam a Bodas de Prata deste certame.

IMG_2978

José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, presidiu esta Conferência e deu as boas vindas a todos convidados de diversas áreas, como produtores de vinho, hotelaria do Concelho, instituições e órgãos de comunicação social, enaltecendo o esforço de todas as entidades envolvidas que têm solidificado e elevado, ao longo de 25 anos, a qualidade deste evento de referência no panorama do enoturismo nacional. Reforçou, ainda, a importância da Feira do Vinho do Dão no desenvolvimento económico, turístico e gastronómico local, reforçando o visível crescimento do setor vitivinícola que vai muito para além dos limites do Concelho, promovendo durante 3 dias toda a Região do Dão.

António Leal, Presidente da Associação Cultural “ContraCanto”, produtor do Hino Oficial deste “Em Nelas Somos Dão” e encenador responsável pela concepção artística do Musical “As Músicas que os Vinhos Dão – Grande Gala dos 25 Anos”, falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido para a Feira do Vinho do Dão desde 2014 em várias vertentes artísticas, desde a dança ao canto, espectáculo que tem contado com a participação de valores conceituados do panorama cultural nacional, como Vítor de Sousa em 2015 e Anabela conhecida cantora e actriz de teatro musical português que marca presença nesta edição. Referiu, ainda, que este espetáculo que animará as noites da 25ª Feira do Vinho do Dão está intimamente ligado ao vinho e a toda a Região e que está a ser preparado para todas as gentes do Dão, com a certeza de que o resultado final será novamente muito positivo, como foi visível nas edições anteriores perante uma audiência de milhares de pessoas.

Seguiram-se as palavras de António Mendes, da CVR Dão, que felicitou a Câmara Municipal de Nelas pela qualidade da organização, destacando todo o apoio da CVR Dão a este evento que coloca a Região e o Vinho do Dão em destaque por mérito dos produtores e da Autarquia.

A Confraria de Enófilos do Dão também festeja este ano os seus 25 anos e, por isso, estão preparadas celebrações conjuntas. Carlos Silva, Grão-Mestre desta Confraria, revelou algumas das iniciativas que assinalam este duplo aniversário, como o Encontro de Confrarias Báquicas e Gastronómicas, com confrades de todas as regiões, cujos padrinhos serão o conceituado Chef Hélio Loureiro e Eng. Mário Louro, especialista sobre o mercado vitivinícola, bem como a Homenagem ao Confrade João Barbosa Monteiro.

Do vasto programa de atividades da Feira do Vinho do Dão, esta edição volta a contar com mais um animado encontro gastronómico com os Vinhos do Dão. Na sequência das duas provas realizadas na Garage Wines de Matosinhos e na Garrafeira Nacional de Lisboa, o Chef Diogo Rocha, que reforçou o crescimento gastronómico que tem decorrido ao longos dos últimos na Feira do Vinho, promove a iniciativa “Mesa 25”, uma prova gastronómica diferente com origem em 25 vinhos seleccionados por Luís Lopes, Diretor e Jornalista da Revista de Vinhos, em que cada um dos vinhos dará origem a uma receita original e deliciosa.

A Apresentação da Feira do Vinho do Dão terminou com um brinde colectivo aos 25 anos de sucesso da Feira do Vinho do Dão, ficando o convite para todos visitarem a Praça do Município de Nelas de 2 a 4 de Setembro próximo.
 

 

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub