Portugal, a transparência e os lóbis

  É altamente perniciosa e mal-intencionada a relação da banca com a política. A banca é hoje a caixa de Pandora das mais vis usuras e das mais artificiosas negociatas de que há notícia. É um sarcoma invasivo sem escrúpulos que tem minado todas as economias dos países mais fragilizados. Em Portugal, a supervisão bancária, […]

  • 15:14 | Quinta-feira, 16 de Abril de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
É altamente perniciosa e mal-intencionada a relação da banca com a política.
A banca é hoje a caixa de Pandora das mais vis usuras e das mais artificiosas negociatas de que há notícia. É um sarcoma invasivo sem escrúpulos que tem minado todas as economias dos países mais fragilizados.
Em Portugal, a supervisão bancária, nos últimos anos, com Constâncio e Costa tem sido um case study de mudez, surdez e cegueira.
Constâncio já foi premiado com a vice-presidência do BCE. Costa receberá, em breve, a sua prebenda.
Os escandalosos casos BPN, BP, BES mereciam ter mais de meia centena de criminosos nos calabouços.
Esteve lá um, poucos dias, mas deram-lhe uma pulseirinha e mandaram-no para o aconchego do lar.
Esta cáfila e as suas relações político-partidárias escavacou o país, roubou os portugueses e deu incomensuráveis fortunas a uma mão cheia de apaniguados.
A Justiça mantém-se num vociferante e tonitruante silêncio.
O poder político central, coberto com finos telhados de vidro, protege as corporações de onde é maioritariamente oriundo ou para onde irá prestar prestimosos serviços quando o úbero secar… Por seu turno, os deputados rechaçam o dever da transparência chumbando o imperioso direito da exclusividade.
Tudo se descredibiliza e a AR, por vezes, mais se assemelha a um “albergue espanhol” do que a um dos incontornáveis pilares de um Estado Democrático e de Direito.
A virose pega de estaca e a “bancaria” alapa já e também, com suas metástases no poder local. Talvez seja por isso que se começam a ver “quadros” a ocupar, estranhamente, lugares de decisão em instituições “que não são privadas” e que mexem em muitos  milhões de dinheiros públicos…
E contudo, são todas pessoas muito sérias. Ninguém tem dúvidas. Mas há que o parecer e, em caso algum, deixar um milímetro que seja de conjectural suspeição no concernente às boas intenções dos seus actos e do seu modelar agir. Agir por objectivos e atingir plafonds não é eufemismo nem sinónimo de cupidez, pois não?
Ou será, ainda, que sobre alguns casos mais notórios, tenhamos que pedir parecer ao Banco de Portugal?
Leia mais aqui e ali, do que por ali e por aqui se vai passando…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial