"É a hora!" – sonha Coelho

    Toda a gente criticou Coelho por ter afirmado, em Tóquio, que… “Portugal, como mostrou nos últimos anos, tem uma resiliência política e social muito grande e esse é um factor distintivo” (Esta verdade é de La Palisse)… “grande resiliência, com uma grande previsibilidade política, económica e social”… “tudo isto, associado aos grandes esforços […]

  • 10:12 | Sábado, 28 de Março de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
 
Toda a gente criticou Coelho por ter afirmado, em Tóquio, que…
“Portugal, como mostrou nos últimos anos, tem uma resiliência política e social muito grande e esse é um factor distintivo” (Esta verdade é de La Palisse)…
“grande resiliência, com uma grande previsibilidade política, económica e social”
“tudo isto, associado aos grandes esforços de reforma económica” que o país tem concretizado, “apontará para que Portugal possa ser realmente uma das nações mais competitivas do mundo
 
Muito bem dito. Há palavras que não custam a proferir!
Resiliência temos cabonde . Suportamos tudo. Até os dislates e alucinações do proferente. Previsibilidade também. E não é preciso ir à Maya para saber que temos décadas de desgraça pela frente. Quanto a ser uma das nações mais competitivas do mundo, este retomar do mito pessoano, reinventado, do 5º Império, sendo um bocadinho esotérico e até “rosacruciano”, fica bem entre umas taças de saké.
E até rejubilamos por Coelho ter lido “ Fama Fraternitatis” (1614) de Christian RosenKreuz… Já em 1638 H. Adamson (em The Muses Threnodies) acerca da segunda visão referia…
Coisas por acontecer nós podemos prever acertadamente…
E no mapa, não dizia Pessoa que Portugal era a cabeça (pensante) e rosto (atento) da Europa?
Fita com olhar esfíngico e fatal,
O ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.
É a hora! Coelho continua certo porque não apontou datas e como Portugal foi uma grande potência durante meia década, no século XVII, pode vir a sê-lo, de novo, no século XXV ou XXVI. Quem sabe?
 
Assim, a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá-la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
Achamos acertadíssimo que Coelho continue a inspirar-se em Pessoa, até porque precisamos de mitos como de pão para a boca e nunca esqueçamos… O mito é o nada que é tudo.
Além disso, Coelho feito Gama, bem pode dizer aos japoneses, apesar da Fitch manter Portugal no nível “lixo”…
Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer um mar que é teu…
Mesmo que a reduzida confiança no cumprimento das metas do défice e a revisão em baixa do potencial de crescimento da economia, sejam ondas alterosas da procela que faz dançar a nau “no mar sem fundo”. Porque, segundo Maria Luís, “os cofres estão cheios” de dinheiro… emprestado, mas isso é de somenos .

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial